Partido dos Trabalhadores

Plenárias municipais vão mobilizar, debater e organizar o PT, afirma Sônia Braga

Em entrevista à TvPT, secretária nacional de Organização destaca a preparação do conjunto do partido visando as eleições municipais de 2024

Reprodução

Dirigente nacional Sônia Braga, titular da Secretaria de Organização do PT

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TvPT, nesta quinta-feira (10), a secretária nacional de Organização do PT, Sônia Braga, abordou a realização das plenárias municipais do partido e a realização do Processo de Eleição Direta Extraordinário (PEDEX 2023).

Desde o dia 5 de agosto, os diretórios municipais e zonais do PT já podem realizar suas plenárias municipais conforme determinação da direção nacional do PT. Trata-se de uma grande mobilização interna com a participação maciça da militância petista. Esse é um processo de mobilização intensa que envolve o partido como um todo, passando pelas direções municipais, estaduais e a nacional.

De acordo com Sônia Braga, a ideia central das plenárias é mobilizar, debater o governo Lula e organizar o partido visando as eleições municipais de 2024. “Nós vamos debater o governo Lula, discutir a organização territorial de base porque nós achamos fundamental o trabalho de base, o trabalho formiguinha e cotidiano da nossa militância e queremos discutir muito também a formação política. E as plenárias vão discutir as eleições 2024 porque nós vencemos o Bolsonaro, mas não vencemos o bolsonarismo, e vamos fazer a disputa na sociedade das ideias do amor, da solidariedade, da fraternidade e do bem comum”, destacou a titular da Sorg nacional.

Ela lembrou também que esta será a primeira eleição municipal em o PT estará junto com os partidos da Federação Brasil da Esperança que reúne também o PCdoB e o PV. “Então a gente tem que se preparar bem desde agora até outubro. Nos meses de agosto, setembro e outubro serão discutidos todos esses temas, com mobilização da nossa base, com planejamento e o lançamento das nossas pré-candidaturas, sejam a prefeitos e vice-prefeitos, sejam a vereadores e vereadoras”, enfatizou.

Segundo Sônia, o PT pretende ter, até outubro deste ano, “pelo menos 80% das chapas de vereadores/as completinhas, organizadas, para que possam realizar muito trabalho de base e sair com a vitória dessas eleições. São pré-candidaturas porque o processo determinado pelo TSE é a partir de 10 de julho do ano que vem até agosto para definir as candidaturas. Mas nós temos que nos preparar, conversar com o povo, apresentar as nossas plataformas e se organizar. Eleição no Brasil não é um processo barato, por isso quanto mais se organizar”, alertou ela.

Todos os municípios são obrigados a fazer as plenárias, sejam os que têm diretórios municipais do partido já organizados, ou sejam os que têm comissões provisórias, comissões de organização e que ainda vão eleger suas direções municipais. Nas plenárias municipais, todos os filiados e filiadas ao partido podem participar dos debates.

Pedex 2023

Durante a entrevista, Sônia Braga também falou sobre a realização do Processo de Eleição Direta Extraordinário 2023, o Pedex.

O Pedex será realizado somente nos municípios onde o PT tem comissões provisórias ou comissões de organização partidária. Atualmente, o PT tem comissões provisórias em 1.134 municípios e comissões de organização em 697. Em apenas duas capitais brasileiras, João Pessoa (PB) e Porto Velho (RO), será realizado Pedex.

Veja aqui o quadro atual de organização do PT no país

A secretária nacional de Organização também explicou que apenas quem se filiou ao PT até o dia 8 de julho deste ano poderá participar e votar no Processo de Eleição Direta Extraordinário.

A partir desta quinta-feira, todas as informações sobre a realização das plenárias municipais e o Pedex estarão disponíveis no site www.casa13.pt.org.br

Da Redação