Governo Lula destrói mentiras que Bolsonaro contou nas eleições

Para tentar se reeleger, o ex-capitão inventou todo tipo de fake news. Lembre algumas que já caíram por terra com apenas sete meses de governo Lula

Site do PT

Mentiras de Bolsonaro vão caindo por terra, uma a uma

Nesta semana, um levantamento publicado pelo site UOL deu uma boa ideia de como é impossível separar o bolsonarismo da disseminação de fake news. Segundo a análise, metade dos políticos envolvidos com a disseminação de mentiras nas redes sociais é do PL, o partido de Jair Bolsonaro.

Não é de se espantar, portanto, que passados oito meses desde a derrota do ex-capitão nas urnas, frases repetidas aos quatro ventos por ele e seus apoiadores, durante a campanha eleitoral, hoje se mostrem um apanhado de mentiras da pior espécie. 

Por uma questão de justiça histórica e compromisso com a verdade, vale a pena lembrar algumas das lorotas contadas no ano passado por essa gente.

1. Lula fecharia igrejas

No jogo sujo que Bolsonaro e sua turma fizeram durante a campanha, essa foi uma das mais repetidas. Tanto é que basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar essa história sendo desmentida por vários sites, como CNN Brasil, Estadão, G1 e UOL.

Pois Lula venceu, tomou posse há mais de oito meses e nada, nada, nada aconteceu com as igrejas. E nem vai acontecer. Sabe por quê? Porque Lula e o PT sempre respeitaram e sempre respeitarão a liberdade religiosa, que é o direito de todo brasileiro professar a fé com a qual se identifica.

E não custa lembrar: foi Lula que, em dezembro de 2003, sancionou a lei que alterava o Código Civil e garantia a liberdade religiosa e o direito de as igrejas se organizarem como quiserem.

2. Com Lula, o Brasil viveria crise como as de Argentina e Venezuela

Na sua arrogância estúpida, o ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, deu uma entrevista em 2022 afirmando que, se o Brasil não seguisse sua cartilha liberal, chegaria à situação da Argentina em seis meses e à da Venezuela em três anos.

Sete meses de governo Lula e o Brasil tem inflação abaixo de 4%, tem a menor taxa de desemprego dos últimos anos, voltou com a política de valorização do salário mínimo, retomou os programas sociais que Guedes e Bolsonaro destruíram, acabou com o teto de gastos, está aprovando uma reforma tributária aguardada há décadas…

É muito vexame mentir assim e ser desmascarado em tão pouco tempo.

3. A culpa era da guerra

Outro mantra que Bolsonaro adorava repetir, especialmente para justificar o descontrole dos preços, sobretudo dos alimentos, era o de que a culpa era da guerra na Ucrânia.

Bom, hoje os alimentos estão ficando mais baratos, mas adivinhe só? A guerra na Ucrânia não terminou. O que acabou foi um governo genocida, que nunca se importou com as políticas de combate à fome e deixou o preço da gasolina disparar, aumentando o custo do frete dos alimentos.  

4. “Eu não tenho poder de interferir sobre a Petrobras” 

Por falar em preço dos combustíveis, essa frase aí foi dita por Bolsonaro diversas vezes para fingir que o preço absurdo dos combustíveis não era culpa dele. 

Lula se tornou presidente, mudou o comando da empresa e já começou a abrasileirar o preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. Que vergonha, hein Bolsonaro?

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast