O Partido dos Trabalhadores lança, nesta quarta-feira (23), às 19h, a Campanha de Combate à Violência Política. Acompanhe pela TvPT (vídeo abaixo) o ato, que terá participação da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e mediação da ex-ministra de de Direitos Humanos Ideli Salvatti.
A violência política é um dos instrumentos de ataque à democracia que, perigosamente, vem crescendo no Brasil, na esteira do discurso de ódio e intolerância disseminado com frequência por Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Constitui uma real ameaça tanto a eleitores quanto a candidatos e pessoas que ocupam cargos públicos.
Levantamento intitulado Memorial da Violência Política, produzido pela Terra de Direitos e Justiça Global, identificou um trágico aumento dessa forma de violência. Em 2020, o Brasil registrou 107 casos de assassinatos e atentados contra agentes públicos. O número é cinco vezes maior do que o observado em 2017 (19 casos). Outros estudos mostram que minorias como negros, mulheres e pessoas LGBTQIA+ costumam ser alvos preferenciais.
Canal de denúncias
A campanha lançada nesta quarta-feira é uma das ações que o PT elaborou para combater a violência política. Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, presidida por Humberto Costa (PT-PE), anunciou um canal exclusivo para o recebimento de denúncias.
A partir de agora, as pessoas que forem vítimas ou presenciarem atos de violência política podem formalizar a denúncia à CDH pelo email violenciapolitica@senado.leg.br.
“Assim podemos dar encaminhamento às denúncias que recebermos, como fiscalizar e acompanhar o andamento dos casos. É fundamental que o Congresso Nacional não fique silente diante de tantas atrocidades vividas por importantes lideranças políticas do Brasil”, destacou Costa.
Da Redação