Ícone do site Partido dos Trabalhadores

PT na Câmara: Saída de Geddel não anula investigação contra Temer

Foto: Beto Barata/PR

As bancadas do PT na Câmara dos Deputados e no Senado Federal vão requerer à Polícia Federal cópia do depoimento do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero e de provas apresentadas por ele, para uma análise detalhada, na próxima segunda-feira (28), com juristas renomados.

“O objetivo é avaliar, a partir dos documentos, eventuais crimes cometidos pelo presidente da República e seus ministros”, dizem as bancadas, em nota assinada pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence (PT-BA).

O ministro golpista da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, enviou carta de demissão a Michel Temer, na manhã desta sexta-feira (25), após escândalo de uso de sua posição no governo para conseguir vantagens pessoais, denunciado por Calero.

PT deve pedir o impeachment de Temer por crime de responsabilidade

O PT, além disso, deve pedir, juntamente com outros partidos de oposição, o impeachment do golpista Michel Temer. “No caso de Temer, uma análise preliminar indica que cometeu crime de responsabilidade , o que leva a um desdobramento natural – o pedido de abertura de processo de impeachment. O artigo 9º da lei 1.079 de 10 de abril de 1950, invocada para tirar Dilma Rousseff do cargo, define os crimes de responsabilidade que podem levar um presidente a julgamento e à perda do mandato”.

Após sua saída, o ex-ministro da Cultura concedeu entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, quando acusou o ministro Geddel de pressioná-lo a forjar um parecer técnico para aprovar um empreendimento imobiliário em área tombada de Salvador (BA), embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no qual Geddel é dono de um imóvel no edifício.

Leia a nota, na íntegra:

“NOTA OFICIAL

O pedido de demissão do ministro Geddel Vieira Lima ( Secretaria de Governo) nesta sexta-feira (25) não elimina a necessidade de investigação dos atos irregulares cometidos por ele, outros ministros e pelo próprio presidente Michel Temer, todos acusados pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de terem cometido tráfico de influência pela liberação de uma obra embargada em Salvador.

As Bancadas do PT na Câmara e no Senado, juntamente com outros partidos de oposição, vão requerer à Polícia Federal cópia do depoimento de Calero e de provas apresentadas por ele, para uma análise detalhada, na próxima segunda-feira (28), com juristas renomados. O objetivo é avaliar, a partir dos documentos, eventuais crimes cometidos pelo presidente da República e seus ministros.

No caso de Temer, uma análise preliminar indica que cometeu crime de responsabilidade , o que leva a um desdobramento natural – o pedido de abertura de processo de impeachment. O artigo 9º da lei 1.079 de 10 de abril de 1950, invocada para tirar Dilma Rousseff do cargo, define os crimes de responsabilidade que podem levar um presidente a julgamento e à perda do mandato.

Diz o inciso 3 do artigo que é crime “não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição”. Diz o inciso 7 do mesmo artigo que é crime “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”.

Independentemente da demissão, no caso específico de Geddel é necessário que a Procuradoria-Geral da República continue a apurar as denúncias contra o ex-ministro.

As bancadas do PT na Câmara e no Senado, juntamente com outros partidos de oposição ao governo golpista, já acionaram a Procuradoria-Geral da República – juntamente com a Comissão de Ética da Presidência da República – para a apuração das denúncias.

Vão, agora, anexar aos requerimento o pedido de investigação do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e da ministra Grace Mendonça (Advocacia Geral da União) , também citados por Calero no seu depoimento à Polícia Federal.
Brasília, 25 de novembro de 2016

Afonso Florence (BA), líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados”

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Sair da versão mobile