A cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, já tem o primeiro Comitê em defesa da Democracia e do direito do Lula ser candidato lançado na quarta-feira (21). A iniciativa partiu do Diretório Municipal do PT e reuniu cerca de 50 pessoas entre representantes de sindicatos da CUT, partidos políticos e movimentos populares como o MST.
De acordo com a presidenta do partido da cidade, Júlia Martin, o comitê é aberto a todas e todos que desejam se engajar nesta luta tão importante para a classe trabalhadora. A atividade teve ainda parceria dos movimentos ligados à Frente Brasil Popular em Taubaté. Além do debate político, a inauguração do espaço contou com apresentação musical de Gustavo Conde e leitura do Cordel em defesa da democracia do professor Silvio Prado.
O comitê se soma às mais de 2 mil outras iniciativas semelhantes espalhadas por todo o Brasil e criadas por trabalhadores, sindicalistas, jovens, estudantes e militantes que têm se mobilizado para criar resistência contra o golpe, segundo dados da Secretaria Nacional de Organização do PT.
Comitês populares
Os Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.
“Desde o golpe sofrido após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é preciso organizar a classe trabalhadora e setores médios da sociedade para a manutenção do processo democrático”, define a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.
Da Redação da Agência PT de Notícias