Região que ocupa 42,2% do território nacional e abriga a Floresta Amazônica, bioma essencial para todo o planeta, o Norte do Brasil terá candidaturas do PT nas chapas majoritárias em 5 de seus 7 Estados. Somado, o eleitorado é de 12,5 milhões de pessoas, o equivalente a 8% da população.
Na Câmara dos Deputados, a região ocupa 65 vagas, ou 12,6% do total de 513 parlamentares. O PT tem 37 candidatos a deputado federal. Para o cargo de deputado estadual, são 103 candidaturas.
O Acre se destaca por ser o único estado da região em que o PT disputa a eleição majoritária com a chamada chapa puro-sangue, com candidatos para todos os cargos em disputa. Jorge Viana é o candidato a governador, cargo que já ocupou por dois mandatos consecutivos (1999-2007). Ele terá ao seu lado Marcus Alexandre, candidato a vice-governador. Nazaré Araújo completa a chapa como candidata a senadora. Para ocupar as 8 vagas de deputado federal do Estado, o PT tem 5 candidaturas, sendo duas mulheres. Para as 24 cadeiras de deputado estadual, o partido tem 17 candidaturas, 5 delas mulheres.
Em Tocantins, o PT é representado por dois nomes na chapa majoritária: Paulo Mourão é o candidato a governador e Vilela do PT é o candidato a senador. Completa a chapa Germana Coriolano (PCdoB), candidata a vice-governadora. O partido tem no estado 5 candidatos a deputado federal, sendo uma mulher, para disputar as 8 cadeiras do estado na Câmara federal. São 15 candidaturas, das quais 5 mulheres, concorrendo às 24 cadeiras da Assembleia Legislativa.
Já no Amazonas, Anne Moura e candidata do PT vice-governadora na chapa encabeçada por Eduardo Braga (MDB), candidato a governador. O candidato da coligação ao Senado é Omar Aziz (PSD), candidato à reeleição. O partido tem ainda 5 candidatos a deputado federal, sendo duas mulheres. O Estado tem 8 vagas na Câmara. As 24 cadeiras de deputado estadual têm 10 candidatos do partido na disputa, sendo 4 mulheres.
Beto Faro é o nome do PT na candidatura majoritária no Pará. Ele é candidato a senador. A chapa é encabeçada pelo governador Helder Barbalho (MDB), que tenta a reeleição ao lado de Hana Ghassan (MDB), candidata a vice-governadora. Para as 17 vagas de deputado federal, o partido disputa com 11 nomes, sendo 5 mulheres. A Assembleia Legislativa terá 47 candidatos do partido, sendo 13 mulheres, concorrendo a 41 cadeiras.
Em Rondônia, o PT tem Anselmo de Jesus como candidato a vice-governador na chapa de Daniel Pereira (Solidariedade), candidato a governador. O senador Agir Gurgacz (PDT) completa o time, candidato à reeleição. São 3 candidatos a deputado federal, sendo duas mulheres, para as 8 cadeiras na Câmara dos Deputados, e 14 candidaturas, 4 delas mulheres, disputando 24 vagas de deputado estadual.
Roraima e Amapá são os únicos estados da região sem petistas nas candidaturas majoritárias. Em Roraima, Rudson Leite e Cristina Burger fazem a dobradinha do PV para governador e vice-governadora. Completa a chapa Bartô Macuxi (Psol), candidato a senador. Já no Amapá, a chapa do Time do Lula é composta por Clécio Luís (Solidariedade) para governador, Teles Jr. (PDT) para vice-governador e João Capiberibe (PSB) para senador. Nos dois estados, cada um com 8 vagas na Câmara, o PT tem 4 candidatos a deputado federal, sendo 2 mulheres. Para deputado estadual, o partido concorre com 8 candidatos, sendo 3 mulheres, em Roraima, e 6 candidatos, sendo duas mulheres, no Amapá. São 24 cadeiras em cada Assembleia Legislativa.
Confira abaixo as listas completas, estado por estado, com nomes e números dos candidatos do Time do Lula na região Norte:
Da Redação