Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) baixou, nesta quarta-feira, 17, a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,25 ponto percentual, de 14,50% para 14,25%. Trata-se da terceira redução no ano e iguala o menor nível registrado desde 2025. A decisão se consolidou depois do anúncio do acordo de paz entre os Estados Unidos e o Irã e da desobstrução do Estreito de Ormuz.
O valor do barril de petróleo já havia diminuído no início da semana, aliviando a pressão sobre os combustíveis e, consequentemente, sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Apesar disso, o Copom informou que segue atento às incertezas internacionais.
“O ambiente externo permanece incerto em função da indefinição sobre os termos do acordo para cessar os conflitos armados no Oriente Médio e as consequências dos efeitos já materializados desses conflitos até o momento, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por elevação da volatilidade de preços de ativos e commodities”, afirma o comunicado do Banco Central.
A maior parte dos analistas do mercado financeiro já projetava um novo corte de juros pelo Copom. Mesmo com a redução, o Brasil continua a praticar a segunda taxa de juros nominal mais onerosa do mundo, atrás somente da Rússia.
O comitê se reúne novamente nos dias 4 e 5 de agosto.
Da Rede PT de Comunicação, com informações do Banco Central.

