Ícone do site Partido dos Trabalhadores

Liberação de terapia de “reversão sexual” causa indignação

A LGBTfobia ainda é um problema grave no país

Uma liminar de um juíz do Distrito Federal liberou terapias de “reversão sexual” e permitiu que a homossexualidade seja considerada uma doença. A prática é vetada por resolução do Conselho Federal de Psicologia, que já manifestou ser contrário à decisão. O juiz deu ganho de causa a uma ação iniciada por psicólogos favoráveis à reversão.

Segundo resolução do conselho, os psicólogos não podem exercer qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos homossexuais, nem adotar “ação coercitiva” para orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

O juiz não alterou o texto da resolução, mas determina uma mudança de interpretação, de forma a liberar a terapia de reversão sexual.

A decisão repercutiu nas redes. A hashtag #HomofobiaÉDoença chegou aos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

Homofobia é doença chega aos assuntos mais comentados

Parlamentares do PT também se manifestaram contra a decisão do juiz. Veja abaixo:

Da Redação da Agência PT de Notícias

Sair da versão mobile