O Partido dos Trabalhadores é o partido que mais elegeu governadores já no primeiro turno da eleição de 2022. O PT elegeu um total de 3 governadores ainda na primeira fase do pleito eleitoral.
Com a já esperada reeleição da governadora Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte, e as campanhas vitoriosas de Elmano de Freitas no Ceará e de Rafael Fonteles no Piauí, o desempenho eleitoral do PT, a exemplo do que ocorreu na eleição de 2018, foi novamente destaque no Nordeste do país.
Além do trio de governadores eleitos já no primeiro turno, o PT também disputará o segundo turno da eleição em mais 4 estados brasileiros. Para ampliar ainda mais a sua base política nos governos estaduais, o partido estará presente nas disputas eleitorais nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.
Em São Paulo, estado mais importante e maior colégio eleitoral do país, Fernando Haddad enfrentará no segundo turno o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Novamente demonstrando a sua força no Nordeste, o PT disputará o segundo turno em outros dois estados da região. Na Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país, Jerônimo Rodrigues vai enfrentar ACM Neto (União Brasil). E em Sergipe, o senador Rogério Carvalho está na disputa do segundo turno contra Fábio Mitidieri (PSD).
No sul do país, em Santa Catarina, Décio Lima vai disputar o segundo turno contra o senador Jorginho Mello (PL), também apoiado por Jair Bolsonaro.
Confira no mapa abaixo o desempenho eleitoral do PT na disputa pelos governos estaduais:
Da Redação