No Piauí, Rafael Fonteles é o candidato a governador pelo PT

Secretário de Fazenda do bem-sucedido governo Wellington Dias (PT), Fonteles quitou a dívida com a União e ajudou a elevar o Estado a outro patamar

Rafael Fonteles lidera o Time do Lula no Piauí

A candidatura de Rafael Fonteles a governador do Piauí pelo PT dá sequência a um vitorioso período do partido à frente do Estado. Foram quatro mandatos de Wellington Dias desde 2003, intercalados apenas por uma gestão do PSB (2011-2014). Agora candidato a senador, Wellington foi substituído por sua vice, Regina Souza, também do PT, a primeira governadora da história do Piauí. Rafael Fonteles tem como candidato a vice Themístocles Filho (MDB).

Rafael Fonteles esteve ao lado de Wellington e Regina na construção deste novo Piauí, cuja população se beneficiou com que avanços em todos os indicadores econômicos e sociais. Professor universitário de economia matemática, ele foi garoto prodígio e destaque em olimpíadas de matemática e química no Brasil e no mundo.

Depois de ter sido deputado federal e deputado estadual, ele assumiu a Secretaria de Fazenda do Estado, contribuindo de forma decisiva para a redução das desigualdade e para ampliar os investimentos para geração de emprego e renda, tornando o Piauí um dos poucos Estados sem dívidas com a União. Foi eleito duas vezes presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), cargo do qual se afastou em março para disputar o governo estadual.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

O Piauí é o Estado litorâneo com menor extensão de mar (66 km), mas ainda assim é destaque no turismo por abrigar o Delta do Parnaíba, onde as águas do Rio Parnaíba se encontram com o mar, numa área de proteção ambiental com cerca de 90 ilhas num cenário paradisíaco.

É o segundo maior produtor de castanha-de-caju do país e o terceiro maior produtor de grãos do Nordeste, famoso ainda pelos achados arqueológicos no Parque Nacional da Serra da Capivara, onde foram encontradas a cerâmica mais velha da América, pinturas rupestres e fósseis humanos e animais.

Os 2,5 milhões de eleitores têm agora a chance de dar continuidade a um período ide avanços jamais visto no Estado, haja vista que 96% deles têm hoje orgulho de ser piauienses. E a lista de conquistas é extensa: o PIB do Estado passou a crescer acima do Nordeste e do Brasil, a internet é a 2ª mais veloz do Brasil, todos os municípios passaram ser interligados por asfalto, é campeão em vacinação contra a Covid-19, o salário de professores é superior ao piso nacional e tem o ciclo completo da educação, inclusive superior, em todos os 224 municípios.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chapa Rafael/Themístocles

Rafael Fonteles tem 37 anos, nasceu em Teresina e está envolvido com a política desde berço: ele é filho do ex-deputado estadual e federal por dois mandatos Nazareno Fonteles. Filiado ao PT desde os 16 anos, sempre acompanhou os passos do pai, um dos fundadores do partido no Piauí. Começou a dar aulas aos 14 anos, quando ensinava seus amigos de graça. Aos 17, foi contratado como professor pelo Instituto Dom Barreto. Aos 18, abriu seu próprio cursinho pré-vestibular.

Primeiro lugar geral no vestibular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Rafael concluiu o curso de Matemática em apenas dois anos (normalmente são quatro) e com nota máxima em todas as disciplinas. Fez mestrado em Economia Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), também com desempenho máximo e na metade do tempo.

Com apenas 29 anos, foi convidado pelo então governador Wellington Dias para ser Secretário de Fazenda do Piauí. Quando muitos estados brasileiros quebraram em meio à crise, o governo petista manteve o Piauí equilibrado, com as contas em dia — um dos poucos Estados sem dívidas com a União, o que ampliou sua capacidade de investimento.

LEIA MAIS: Wellington Dias é o nome de Lula e do PT para senador do Piauí

À frente da Fazenda estadual, Rafael coordenou o Pro-Piauí, programa de desenvolvimento com obras e ações nas mais diversas áreas em todos os 224 municípios. Ele foi eleito duas vezes presidente do Comsefaz, comitê que reúne secretários de fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal, e deixou o cargo para disputar o governo do Estado.

No Plano de Governo apresentado pela Coligação Vamos Juntos pelo Piauí e pelo Brasil (PT, PCdoB, PV, MDB, PSD, PSB, PROS, Solidariedade e Agir), Rafael Fonteles cita a atuação do governo do Piauí no desenvolvimento social e econômico do Estado nas últimas duas décadas de governos petistas.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT no Piauí

“Deixamos a série D dos indicadores econômicos e sociais. Saímos do último lugar em tudo e subimos de categoria em todos os índices que refletem crescimento, qualidade de vida, inclusão, competitividade, equilíbrio”. Ele lembra que, segundo o IBGE, o Estado não tem mais nenhuma cidade no mapa da pobreza do país. Agora, o candidato a governador pelo PT se compromete a levar o Piauí para a “Série A” dos Estados brasileiros.

O candidato a vice-governador na chapa, Themístocles Filho, agrega ao Time do Lula longa experiência no legislativo local. Ele exerce o oitavo mandato de deputado estadual e é presidente da Assembleia Legislativa desde 2005, tendo sido reconduzido para o cargo 8 vezes consecutivas.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT no Nordeste

O PT tem 9 nomes, sendo 3 mulheres, disputando as 10 vagas de deputado e deputada federal reservadas ao Estado na Câmara. Para as 30 cadeiras de deputado e deputada estadual, são 26 candidaturas, sendo 8 mulheres.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado do Piauí:

TIME DO LULA NO PIAUÍ