Wellington Dias é o nome de Lula e do PT para senador pelo Piauí

Governador do Estado por quatro mandatos, todos conquistados no primeiro turno, ele obteve avanços em todos os indicadores econômicos e sociais

Ricardo Stuckert

Wellington Dias é Time do Lula no Piauí

Foram quatro vitórias no primeiro turno para governador e uma para o Senado com quase 1 milhão dos 2,5 milhões de eleitores do Estado. O fenômeno das urnas Wellington Dias é o candidato do PT a senador, após quatro gestões à frente do governo que fizeram o Piauí avançar em todos os indicadores econômicos e sociais. Ao lado de Wellington no Time do Lula no Estado estão Rafael Fonteles (PT), candidato a governador, ex-secretário estadual de Fazenda, e Themístocles Filho (MDB), candidato a vice-governador, presidente da Assembleia Legislativa.

Entre os Estados litorâneos, o Piauí é o que tem a menor extensão de mar, com 66 km, mas sabe explorar muito bem a região. Mesmo tendo a única capital nordestina no interior, Teresina, o setor de turismo representa uma das forças do Estado no Delta do Parnaíba, onde as águas do Rio Parnaíba se encontram com o mar, numa área de proteção ambiental com cerca de 90 ilhas num cenário paradisíaco.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

O Piauí é o segundo maior produtor de castanha-de-caju do país e o terceiro maior produtor de grãos do Nordeste. Ganhou fama também pelos achados arqueológicos no Parque Nacional da Serra da Capivara, onde foram encontradas a cerâmica mais velha da América, pinturas rupestres e fósseis humanos e animais.

Os 2,5 milhões de eleitores têm agora a chance de dar continuidade a um período ide avanços jamais visto no Estado, haja vista que 96% deles têm hoje orgulho de ser piauienses. As conquistas dos governos Wellington Dias (2003-2010 e 2015-2022), intercalados apenas por uma gestão do PSB (2011-2014), é extensa, e mesmo o resumo surpreende: o PIB do Estado passou a crescer acima do Nordeste e do Brasil, a internet é a 2ª mais veloz do Brasil, todos os municípios passaram ser interligados por asfalto, é campeão em vacinação contra a Covid-19, o salário de professores é superior ao piso nacional e tem o ciclo completo da educação, inclusive superior, em todos os 224 municípios.

Wellington Dias se afastou do cargo para se tornar candidato a senador pelo Estado. No seu lugar, assumiu Regina Sousa, sua vice, também do PT, que se tornou a primeira governadora do Piauí.

O candidato do PT a senador pelo Piauí nasceu em Oeiras, cidade histórica do Estado. Filiado ao PT desde 1985, Wellington iniciou sua trajetória como sindicalista e diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1986, foi eleito presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), onde permaneceu até assumir a presidência do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí (1989-1992).

Iniciou a sua carreira política em 1992 quando se elegeu vereador da capital Teresina. Em 1994, é eleito deputado estadual e também presidente do diretório regional do PT (1995-1997). Nas eleições de 1998, é eleito o primeiro deputado federal pelo PT no Piauí.

Em 2002, se candidata a governador e vence a disputa no primeiro turno, no mesmo pleito que levou Lula ao seu primeiro mandato como presidente da República. Em 2006, é reeleito também em primeiro turno, com 61,7% do total de votos. Em 2010, Wellington se afasta do governo para concorrer ao Senado, tendo sido eleito com quase 1 milhão de votos.

LEIA MAIS: saiba onde baixar material Lula presidente nas redes

Em 2014, ele volta a disputar o governo do Piauí e é eleito, pela terceira vez, no primeiro turno de votação. O mesmo ocorre em 2018, quando disputa a reeleição e também vence o pleito na primeira etapa. Agora, em 2022, ele deixou o governo estadual para concorrer a senador e participar da coordenação nacional da campanha de Lula presidente.

Wellington Dias destaca o orgulho que sente pelo trabalho realizado em suas gestões como governador. “Vivo hoje na terra das oportunidades, em um Piauí bem melhor que aquele de quando iniciamos o projeto de um Estado desenvolvido, inclusivo e com justiça social. Hoje, não temos nem sequer um município entre os 50 mais pobres do país. E durante a minha vida pública, seja como sindicalista, vereador, deputado estadual, federal, governador, senador, uma das minhas alegrias é saber que 92% dos piauienses dizem sentir orgulho do Piauí”, afirma.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT no Nordeste

O PT tem 9 nomes, sendo 3 mulheres, disputando as 10 vagas de deputado e deputada federal reservadas ao Estado na Câmara. Para as 30 cadeiras de deputado e deputada estadual, são 26 candidaturas, sendo 8 mulheres.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado do Piauí:

TIME DO LULA NO PIAUÍ