Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT no Piauí

Ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT) é o candidato a governador, com Themístocles (MDB) vice e o ex-governador Wellington Dias (PT) senador

Ricardo Stuckert

Wellington Dias e Rafael Fonteles representam o Time do Lula no Piauí

As últimas duas décadas estão para o desenvolvimento social do Piauí como um título de campeonato está para o time que sempre ficava em último lugar. Esse é o sentimento da população do Piauí hoje. O Estado que foi governado por quatro gestões do PT no período e experimentou avanços em todos os indicadores econômicos e sociais pode dar continuidade com um Time do Lula que foi responsável por essa revolução. O candidato a governador, Rafael Fonteles (PT), era secretário de Fazenda do governador Wellington Dias (PT), agora candidato a senador. O candidato a vice é Themístocles Filho (MDB), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.

Entre os Estados litorâneos, o Piauí é o que tem a menor extensão de mar, com 66 km, mas talvez seja o que melhor se beneficia, proporcionalmente. Mesmo tendo a única capital nordestina no interior, Teresina, o setor de turismo representa uma das forças do Estado no Delta do Rio Parnaíba, cujas águas se encontram com o mar num cenário paradisíaco com cerca de 90 ilhas em área de proteção ambiental.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

Segundo maior produtor de castanha-de-caju do país e terceiro maior produtor de grãos do Nordeste, o Estado é famoso também pelos achados arqueológicos no Parque Nacional da Serra da Capivara, onde foram encontradas a cerâmica mais velha da América, um bloco de tinta de 10 mil anos, fósseis humanos e animais, pinturas rupestres e outros artefatos antigos.

Os 2,5 milhões de eleitores do Piauí têm agora a chance de dar continuidade a um período de avanços jamais visto no Estado. Hoje, 96% deles têm orgulho de ser piauienses. Foram quatro governos do petista Wellington Dias (2003-2010 e 2015-2022), intercalados apenas por uma gestão do PSB (2011-2014). E a lista de conquistas é surpreendente: o PIB do Estado passou a crescer acima do Nordeste e do Brasil, possui a 2ª internet mais veloz do país, passou a ter asfalto interligando todos os municípios, é campeão em vacinação contra a Covid-19, paga a professores salário acima do piso nacional e tem o ciclo completo da educação, inclusive curso superior, em todos os 224 municípios.

Wellington Dias se afastou do cargo para se tornar candidato a senador pelo Estado. No seu lugar, assumiu Regina Sousa, sua vice, também do PT, que se tornou a primeira governadora do Piauí.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chapa Rafael/Themístocles

O candidato a governador, Rafael Fonteles, estava ao lado de Wellington e Regina na construção deste novo Piauí. Professor universitário de economia matemática, Rafael Fonteles foi garoto prodígio e destaque em olimpíadas de matemática e química no Brasil e no mundo.

Depois de ter sido deputado federal e deputado estadual, ele assumiu a Secretaria de Fazenda do Estado, contribuindo de forma decisiva para a redução das desigualdade e para ampliar os investimentos para geração de emprego e renda, tornando o Piauí um dos poucos Estados sem dívidas com a União. Foi eleito duas vezes presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), cargo do qual se afastou em março para disputar o governo estadual.

Completando a chapa majoritária do Time do Lula como candidato a vice-governador, Themístocles Filho agrega a longa experiência no legislativo local. Ele exerce o oitavo mandato de deputado estadual e é presidente da Assembleia Legislativa desde 2005, tendo sido reconduzido para o cargo 8 vezes consecutivas.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

O PT tem 9 nomes, sendo 3 mulheres, disputando as 10 vagas de deputado e deputada federal reservadas ao Estado na Câmara. Para as 30 cadeiras de deputado e deputada estadual, são 26 candidaturas, sendo 8 mulheres.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado do Piauí:

TIME DO LULA PIAUÍ

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast