Décio Lima é o candidato de Lula para governar Santa Catarina

Ex-prefeito de Blumenau e ex-deputado federal tem experiência de sobra para se tornar o primeiro governador do PT no Estado, 6ª maior economia do país

Ricardo Stuckert

Lula e Décio Lima

Experiência em gestão do Poder Executivo e atuação de destaque no Poder Legislativo. Esse é o perfil do candidato do Time do Lula para o cargo de governador de Santa Catarina, Décio Lima. Presidente estadual do PT, o ex-prefeito e ex-deputado pode se tornar o primeiro petista a governar o Estado que, além de ser a sexta maior economia e um dos principais destinos turísticos do país, é também o principal exportador de frango e carne suína, se destaca na produção de pescados e, na área industrial, é polo de fabricação de motores elétricos e eletrodomésticos.

Ao lado de Décio na disputa majoritária estão Bia Vargas, candidata a vice-governadora, e Dário Berger, senador candidato à reeleição, ambos do PSB. Eles compõem Frente Democrática, formada por PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade.

TIME DO LULA: conheça os candidatos do PT em todo o país

Décio Lima é liderança história do PT catarinense, tendo sido um de seus fundadores. Nascido em Itajaí, é professor, advogado e cientista social formado pela Univali. Sua primeira vitória eleitoral ocorreu em 1992, quando se tornou vereador de Blumenau, uma das maiores cidades do Estado e da região Sul do país. Quatro anos depois, foi eleito prefeito de Blumenau, reeleito em 2000.

O sucesso da gestão está na aprovação popular de 85% ao deixar a Prefeitura. Seu principal legado é o investimento em obras humanas: o Programa de Renda Familiar Mínima, aprovado por ele, auxiliou mais de 300 famílias vulneráveis e é considerado o embrião do Bolsa Família, adotado por Lula no governo federal em 2003, quando Décio já estava na metade do segundo mandato de prefeito.

Pela primeira vez na história, a população de Blumenau deliberou e acompanhou a execução de mais de 300 obras na cidade. Por meio dos Conselhos Municipais, o povo foi incluído no orçamento e passou a discutir o desenvolvimento e o futuro. A experiência tem tudo para se repetir no âmbito estadual.

Como deputado federal (2007 a 2019), foi vice-líder do PT na Câmara e titular em sete comissões, entre elas a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania). Ao ter o nome confirmado pela Federação para disputar o governo, Décio Lima reafirmou a importância de eleger Lula Presidente.

LEIA MAIS: Santa Catarina é desprezada pelo governo federal, diz Décio Lima

“Meu nome foi uma construção de vários partidos e representa o lado que esta polarização se encontra. De um lado, o ódio, do outro lado, o amor. De um lado, o autoritarismo, do outro lado, a democracia. A Frente Democrática representa isso: a esperança para o povo catarinense e a sua contribuição para que o Brasil possa eleger Lula presidente”, enfatizou.

Nas redes sociais, Décio fez um apelo pela reconstrução urgente do país e de Santa Catarina. “Nos últimos 4 anos, lutamos contra um governo que despreza o Brasil e os brasileiros. Agora, com todas as nossas forças, lutamos pela reconstrução de um projeto possível e urgente, de um país e de um estado governados para as pessoas”, declarou.

A candidata a vice, Bia Vargas, agrega à chapa a força da jovem mulher negra e empreendedora, comprometida com os direitos e o empoderamento das mulheres do campo, da cidade e das fábricas.

O Time do Lula no Estado se completa com a candidatura do senador Dário Berger à reeleição, nome de peso na política catarinense, prefeito de São José por dois mandatos e, na sequência, prefeito de Florianópolis, também por dois mandatos, até se eleger senador em 2014. Agora, tenta novo mandato no Senado pelo PSB.

LEIA MAIS: conheça o Time do Lula na região Sul

O PT indicou para disputar as 16 vagas de deputado federal, 13 nomes, dos quais 6 mulheres. Para a Assembleia Legislativa, que tem 40 cadeiras, o partido apresenta 37 candidaturas, sendo 12 mulheres.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula em Santa Catarina:

TIME DO LULA SANTA CATARINA