Time do Lula: conheça os candidatos do PT no PR, RS e SC

Partido tem candidatos a governador nos três estados da região, com Décio Lima (SC), Edegar Pretto (RS) e Roberto Requião (PR). Acesse aqui também os nomes e números dos candidatos a outros cargos

Site do PT

A região Sul do país é a única em que o PT tem candidatos a governador em todos os estados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná representam 14,4% do eleitorado brasileiro (ou 22,5 milhões de votos). Para as eleições deste ano, o partido apresenta desde o legado histórico até novas alianças formadas para melhorar a vida do povo na região.

O Time do Lula no Sul soma 190 candidatos ao legislativo, sendo 63 para deputado(a) federal e 127 para deputado(a) estadual. Juntos, os estados da região respondem por 15% da representação na Câmara dos Deputados — 77 dos 513 deputados, dos quais 31 gaúchos, 30 paranaenses e 16 catarinenses.

Acesse os nomes e números dos nossos candidatos nos 3 estados do Sul:

TIME DO LULA RIO GRANDE DO SUL

TIME DO LULA PARANÁ

TIME DO LULA SANTA CATARINA

Governo e Senado

O Rio Grande do Sul se destaca no pleito de 2022 por concorrer com candidatos a governador, Edegar Pretto, e a senador, Olívio Dutra, quadro histórico do partido que governou o estado e deixou sua marca com a implantação do orçamento participativo.

Compõe a chapa com Pretto o candidato a vice-governador Pedro Ruas (Psol). O PT indicou 26 nomes para o cargo de deputado federal, 8 deles mulheres. Para disputar as 55 vagas da Assembleia Legislativa do estado, o partido tem 48 candidaturas, sendo 17 mulheres.

O destaque no Paraná é a presença de Roberto Requião como candidato a governador. Ex-governador e ex-senador, ele mescla experiência com renovação ao aderir ao partido por intermédio da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, uma das principais lideranças da legenda no estado.

Caminha com Requião como candidato a vice Jorge Samek, também do PT. A chapa majoritária se completa com Rosane Ferreira (PV), candidata a senadora. Para deputado federal, o PT concorre com 24 candidatos, sendo 8 mulheres. Para deputado estadual, são 42 candidaturas, das quais 18 mulheres. A Assembleia do Paraná possui 54 cadeiras.

Já em Santa Catarina, o PT tem na disputa pelo cargo de governador Décio Lima, na companhia do candidata a vice-governadora Bia Vargas (PSB). Para o Senado, o partido apoia Dário Berger, também do PSB. O PT indicou, para deputado federal, 13 nomes, dos quais 6 mulheres. Para a Assembleia Legislativa, que tem 40 vagas, o partido apresenta 37 candidaturas, sendo 12 mulheres.