Fernando Haddad lidera o Time do Lula em São Paulo

Candidato à Presidência da República em 2018 pelo PT, ex- ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo é o nome do partido para o governo do Estado

Divulgação

Fernando Haddad, candidato do PT a governador em São Paulo

A candidatura do PT ao governo de São Paulo é tão importante quanto a de Lula para a Presidência da República. Para o governo federal, é essencial o alinhamento de propósitos com o Estado mais populoso e principal centro financeiro do Brasil, onde se concentram 34,6 milhões de eleitores, quase um quarto (22,1%) de todos os votos.

Para assumir o desafio, a escolha do partido mirou na experiência: candidato a presidente da República em 2018 com 47 milhões de votos no segundo turno, prefeito exitoso da maior metrópole da América Latina (2012-2016) e ministro da Educação de Lula e Dilma que fez história na pasta.

Fazendo jus ao histórico de sucesso, Fernando Haddad lidera o Time do Lula em São Paulo como candidato a governador. Militante petista orgânico e fiel ao projeto nacional do partido, Haddad substituiu Lula na última eleição presidencial quando Lula foi injustamente obrigado a deixar a disputa.

Leia mais: Confira 13 propostas de Haddad pra mudar o estado de São Paulo

Cientista político e professor universitário, com mestrado em Economia e doutorado em Filosofia, Haddad deixou um legado exemplar e mundialmente reconhecido no Ministério da Educação, pasta que comandou por quase sete anos (2005-2012).

Fernando Haddad iniciou carreira na política como chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico na gestão da prefeita Marta Suplicy, ajudando a capital a alcançar o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento. No mesmo ano, assumiu a Assessoria Especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Leia mais: Creches, hospitais, transporte… veja 26 ações de Haddad como prefeito de SP

Não demorou muito para chamar atenção como gestor e, em 2003, passou a integrar o Ministério do Planejamento como assessor especial, onde renovou a Lei de Parceiras Público-Privadas. Após um ano, assumiu o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Educação, período em que elaborou o Programa Universidade para Todos (ProUni), responsável por democratizar o acesso da população mais pobre ao ensino superior.

Em 2005, assumiu como ministro, dando início a uma era de ouro da Educação com políticas que transformaram o ensino no país. Da creche à pós-graduação, estudantes e professores foram beneficiados por programas como o Fundeb, Ideb, Lei do Piso, SiSU, Fies sem fiador, Ciências sem Fronteiras e UniCEU, entre outros.

Prefeito do “Arco do Futuro”

Em 2012, Haddad foi eleito prefeito da cidade de São Paulo. Com o plano de governo intitulado “Arco do Futuro”, a gestão focou em soluções modernas para os problemas mais evidentes da capital, como a mobilidade urbana, saúde, meio ambiente, inclusão social e a cultura, ao mesmo tempo que criava estratégias para atrair o desenvolvimento e a geração de emprego.

Com novas faixas exclusivas para ônibus, novas linhas com trajetos noturnos, a queda drástica no ranking mundial de congestionamentos e a construção de 400km de ciclovia, que inovaram a forma de se locomover dos paulistanos, a gestão Haddad rendeu diversos prêmios à prefeitura como o prêmio MobiPrize 2014 na categoria “Estado/Cidade empreendedor”, Prêmio Rainha Letizia de Acessibilidade Universal de Municípios Latino-americanos e o Sustainable Transport Award (STA), além de ser classificada como inspiradora pelo site especializado em arquitetura, ArchDaily.

No combate à corrupção, Fernando Haddad teve vitórias decisivas para assegurar transparência de dados à população e contribuir para a melhoria dos serviços públicos. Uma das maiores investigações feitas através da Controladoria Geral do Município, por exemplo, foi responsável pelo retorno de R$ 90 milhões aos cofres da Prefeitura.

O então prefeito garantiu acesso gratuito à internet com o Wi-Fi Livre SP e construiu a maior rede de Fab Labs do Brasil, que são oficinas equipadas e prontas para quem quiser adentrar o mundo da produção audiovisual.

Mais sobre a campanha de Haddad em seu site oficial

Chapa majoritária

Ao lado de Fernando Haddad, concorre para o cargo de vice-governadora Lucia França (PSB), educadora e empresária, com experiência em gestão do Fundo Social de Solidariedade.

Para senador, o candidato de Lula e Haddad é Márcio França (PSB), esposo de Lucia e ex-vice-governador de São Paulo ao lado de Geraldo Alckmin. Ele se tornou governador (2018-19) após o titular se afastar para disputar a Presidência da República. Agora, ambos integram o Time do Lula em São Paulo, com França candidato ao Senado e Alckmin candidato a vice-presidente.

A força do Estado se reproduz também na Câmara dos Deputados. São 70 deputados eleitos pelo Estado, o que equivale a 13,6% dos parlamentares. Para ocupar esse espaço, o PT tem 58 nomes, sendo 20 mulheres. Para a Assembleia Legislativa, que tem 94 cadeiras, são 65 candidaturas do PT, das quais 28 são mulheres.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado de São Paulo:

TIME DO LULA SÃO PAULO

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast