Fátima Bezerra prepara salto de qualidade no Rio Grande do Norte

Após pagar salários atrasados, com impacto de R$ 1 bilhão, a governadora do Estado e candidata à reeleição espera investir ainda mais em Educação

Ricardo Stuckert

Fátima Bezerra com Lula e Alckmin, na campanha pela reeleição ao governo potiguar

Depois de ter equilibrado as contas públicas — deixadas em estado de falência por gestões anteriores — e de ter colocado em dia o salário dos servidores que estavam atrasados havia anos, a governadora do Rio Grande do Norte e candidata à reeleição, Fátima Bezerra (PT), se prepara para fazer muito mais do que já realizou no atual mandato, tendo em vista as previsões de Orçamento menos engessado e de parceria maior com o governo federal, com a eleição de Lula presidente.

“A geração de emprego e renda, o combate à fome, a ampliação e o fortalecimento das políticas sociais continuarão sendo imperiosos no nosso governo. Com Lula presidente, teremos uma parceria consistente e comprometida com o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. O presidente Lula será um aliado de confiança e em permanente sintonia com nossos planos para o Rio Grande do Norte”, afirma Fátima no Plano de Governo da chapa do Timer do Lula que tem ainda Walter Alves (MDB) como candidato a vice e Carlos Eduardo Alves (PDT) como candidato a senador.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chapa Fátima/Walter para o Rio Grande do Norte

Em debate televisivo nesta terça-feira, Fátima destacou que, só de folhas de pagamento atrasadas, o Estado devia a astronômica cifra de R$ 1 bilhão — o que comprometeu drasticamente a capacidade de investimento do Estado. Após equacionar a dívida, a candidata do Time do Lula no Rio Grande do Norte pretende valorizar ainda mais a Educação, como não poderia ser diferente na gestão de uma professora.

“[O RN] é o único Estado que paga o piso salarial nacional dos professores. No próximo mandato, nós vamos investir muito mais em educação”, avisou. “Eles [educadores] sabem que têm uma governadora que valoriza a educação. Sabe quanto só de reajuste o magistério já vai ter no meu governo? Mais de 50%, porque isso é um governo que valoriza o magistério”.

TIME DO LULA: Fátima Bezerra busca a reeleição no Rio Grande do Norte

Fátima foi a governadora que mais investiu no setor na história potiguar: são R$ 400 milhões. Sua gestão implantou 19 Institutos Federais no Estado, está construindo 12 unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) e adaptando 11 Centros de Ensino Profissionalizante (CEEPs), que também se transformarão em IERNs, conforme previsto no programa Nova Escola Potiguar.

A Saúde também recebeu atenção especial do governo Fátima, a única governadora eleita nas eleições de 2018. Foram investidos quase R$ 300 milhões para fortalecer a rede estadual de saúde durante a pandemia de Covid-19, com a abertura de novos leitos e melhor estruturar os hospitais regionais do Estado. “Tomamos uma decisão crucial que se mostrou acertada. Ao invés de instalar hospitais de campanha, investimos na abertura regionalizada de leitos através de nossos hospitais, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado”, relatou Fátima Bezerra.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram pelo Rio Grande do Norte

Foram implementados mais de 850 leitos exclusivos para pacientes Covid, dos quais 431 eram Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No auge da pandemia, havia 1.297 leitos disponíveis nos hospitais próprios e conveniados. Foram também contratados mais de 5,5 mil profissionais e efetivados mais de 2,8 mil. “Com esse esforço, salvamos 16.497 vidas”, reforçou a governadora.

Outro setor essencial do serviço público, a Segurança também foi tratada como prioridade. Pela primeira vez na história, o Estado passou a ter uma Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da qual foi instituído o Sistema de Segurança Pública para integração dos órgãos. “O Rio Grande do Norte lembra como estava a segurança pública em 2018. Policiais aquartelados, não recebiam salários. Montamos uma equipe preparada e com autonomia, e estamos conseguindo diminuir o nível de criminalidade e violência no Estado”, celebrou Fátima.

Mesmo com o aperto causado pelo pagamento dos salários atrasados, o governo estadual conseguiu, por meio do Governo Cidadão, recuperar nove rodovias estaduais, com aplicação de R$ 240 milhões na melhoria de 258 quilômetros de vias construídas, restauradas e modernizadas para interiorizar o desenvolvimento.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT no Rio Grande do Norte

Para concorrer às 8 vagas de deputados e deputadas federais reservadas para o Estado, o PT tem 4 nomes, sendo duas mulheres. Já para ocupar as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa, o partido tem 7 candidatos a deputado estadual e 6 candidatas a deputada estadual.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado do Rio Grande do Norte:

TIME DO LULA NO RIO GRANDE DO NORTE