Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT no RN

Governadora Fátima Bezerra (PT) lidera a chapa majoritária, candidata à reeleição, com Walter Alves (MDB) vice e Carlos Eduardo Alves (PDT) senador

Ricardo Stuckert

Estado conhecido como a “esquina da América do Sul”, o Rio Grande do Norte, também famoso pelas gigantes dunas de areia, é o maior produtor de sal do país e abriga o maior parque de energia eólica. Desde 2019, a população potiguar experimenta um novo modelo de gestão que, além de implantar uma série de avanços sociais, organizou as contas do Estado e colocou em dia o salário dos servidores, após anos de atrasos. A responsável por essa revolução é Fátima Bezerra, governadora do PT que volta a liderar o Time do Lula na disputa pela reeleição, ao lado de Walter Alves (MDB), candidato a vice, e Carlos Eduardo Alves (PDT), candidato a senador.

A chapa do Time do Lula é um exemplo do esforço das forças progressistas do país na defesa da democracia e do fortalecimento da cidadania. O candidato ao Senado, Carlos Eduardo Alves, por exemplo, disputou o governo nas eleições de 2018. Mesmo tendo sido adversários, agora ele e Fátima Bezerra uniram forças para impedir que representantes do atraso bolsonarista interrompam o ciclo de avanços sociais implementados pelo governo do PT.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país

A gestão de sucesso de Fátima no Rio Grande do Norte é resultado de um currículo para poucos: antes de se tornar governadora, ela foi deputada estadual por dois mandatos, deputada federal por três mandatos e senadora por um mandato, sempre pelo PT, ao qual aderiu em 1981.

Ao tomar posse em 2018, Fátima encontrou um Estado endividado e com políticas sociais destruídas. Fátima organizou as contas públicas, pagou os salários atrasados dos servidores públicos, enfrentou a pandemia de Covid-19 equipando os hospitais regionais, abrindo leitos, contratando profissionais de saúde e garantiu que a população do Estado fosse uma das primeiras a ser vacinada.

Ela investiu R$ 400 milhões na educação, incluindo a construção de 12 prédios dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), seguindo o consagrado padrão dos IFs, e mais 11 unidades reformuladas para o mesmo padrão, além de 10 novas escolas modelo, ampliação de 60 unidades e recuperação de outras 100.

TIME DO LULA: Fátima Bezerra busca a reeleição no Rio Grande do Norte

Ao seu lado na disputa pela reeleição está o candidato a vice-governador, Walter Alves, que exerceu dois mandatos de deputado estadual e está no segundo mandato de deputado federal. Mas para além da trajetória no Legislativo, sua relação com a política vem de berço: ele é filho de Garibaldi Alves Filho, quadro histórico do MDB, que já governou o Estado por dois mandatos, foi senador e presidente do Senado.

Carlos Eduardo, que completa o Time do Lula, também é da família, sendo primo de Garibaldi. O candidato a senador tem longo histórico na política local: foi deputado estadual por quatro mandatos e prefeito de Natal, a capital do Estado, também por quatro mandatos.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

Para concorrer às 8 vagas de deputados e deputadas federais reservadas para o Estado, o PT tem 4 nomes, sendo duas mulheres. Já para ocupar as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa, o partido tem 7 candidatos a deputado estadual e 6 candidatas a deputada estadual.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado do Rio Grande do Norte:

TIME DO LULA NO RIO GRANDE DO NORTE