Rogério Carvalho é o nome do PT e de Lula para governar Sergipe

O atual senador e ex-secretário de Saúde de Aracaju e de Sergipe se destaca como gestor, articulador político e legislador

Lula com Rogério Carvalho

Destaque regional como secretário de Saúde municipal e estadual, e projetado nacionalmente como deputado federal e senador, mandato que exerce agora, o candidato do Time do Lula para governador de Sergipe costuma deixar sua marca por onde passa, seja como gestor público, articulador político ou legislador. Rogério Carvalho é o nome do PT para governar o Estado, na chapa composta por Sérgio Gama (MDB) para vice-governador e Valadares Filho (PSB) como candidato a senador.

Médico sanitarista especializado em Prevenção e em Gestão Hospitalar, com mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, e professor universitário, Rogério Carvalho ingressou na vida pública como secretário municipal de Saúde de Aracaju (2001-2006) e secretário estadual de Saúde de Sergipe (2007-2010), ambas nos governos de Marcelo Déda como prefeito da capital e governador de Estado.

A candidatura de Rogério Carvalho representa o legado de avanços sociais até então inéditos implantados na capital e no Estado por Déda, falecido no final de 2013 durante seu segundo mandato de governador.

Rogério teve atuação marcante como gestor, responsável pela implantação do Samu em Aracaju e, depois, em Sergipe. Criou 102 clínicas de saúde da família, 8 hospitais regionais, 15 unidades intermediárias de saúde, Centros de Especialidades Odontológicas, CAPS e Farmácias Populares. Conseguiu para Sergipe R$ 90 milhões de recursos federais para o setor por ano, de forma permanente.

LEIA MAIS: conheça os candidatos do Time do Lula em todo o país

Em 2010, se tornou o deputado federal mais bem votado da história de Sergipe. Foi relator da comissão da Reforma do SUS, do financiamento da Saúde, da Lei de Responsabilidade Sanitária e do Programa Mais Médicos, que beneficiou 63 milhões de pessoas no Brasil e mais de 400 mil sergipanos.

Eleito senador em 2018, Rogério Carvalho foi líder do PT no Senado e integra a Mesa Diretora como Terceiro-Secretário. É autor da lei que garante direitos a pessoas com visão monocular e da lei que regulamentou os depósitos voluntários de instituições financeiras no Banco Central, o que deu maior transparência ao setor.

LEIA MAIS: Time do Lula aposta na experiência de Teresa Leitão em Pernambuco

É autor do projeto de lei que cria um sistema de estabilização de preços dos combustíveis, aprovado no Senado no início do ano e engavetada na Câmara pelo bolsonarismo. Também é autor da emenda que institui a renda básica como um direito constitucional aos brasileiros. Foi ainda relator da lei que extinguiu a Lei de Segurança Nacional, que acabou com resquícios legais da ditadura, e da PEC que desobstruiu os trabalhos do STJ, conferindo-lhe mais agilidade.

No ano passado, chamou atenção por sua participação decisiva na CPI da Covid, que desvendou uma série de malfeitos do governo federal durante a pandemia, entre eles os escândalos do atraso deliberado da vacina, da propina na compra de imunizantes, do gabinete paralelo da Saúde, das mortes induzidas na Prevent Sênior, entre outros.

A prioridade absoluta de Rogério Carvalho à frente do governo sergipano será combater a fome e a miséria e dar assistência às cerca de 352 mil famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade por insuficiência de renda, além de enfrentar a taxa de desemprego de 14,9%, a terceira maior do Brasil.

Conheça o Plano de Governo do candidato do PT a governador de Sergipe, Rogério Carvalho

Entre as propostas para o mandato estão reativar as atividades da Petrobras em Sergipe, com refinaria de petróleo, tratamento de gás e uma nova planta de fertilizantes nitrogenados, retomar a exploração da carnalita (mineral usado para fabricar fertilizantes), estimular cadeias produtivas de aquicultura, pesca, agricultura e pecuária, criar linha de crédito para pequenos negócios e induzir a economia do turismo para transformar o potencial do estado em emprego, renda e crescimento econômico.

Time do Lula: conheça os candidatos do PT na região Nordeste

Cinco candidaturas do PT, sendo duas mulheres, disputam as 8 vagas do Estado na Câmara dos Deputados, enquanto as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa são disputadas por 16 candidatos do partido, sendo 4 mulheres.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos do Time do Lula no Estado de Sergipe:

TIME DO LULA EM SERGIPE

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast