Jerônimo Rodrigues une inclusão, ensino e emprego para a Bahia

Candidato do PT pretende dar continuidade às gestões petistas de Jaques Wagner e Rui Costa que levaram crescimento com avanços sociais ao Estado

Divulgação

Jerônimo Rodrigues lidera o Time do Lula na Bahia

Responsável pelo maior investimento em Educação da história da Bahia, o ex-secretário estadual da área Jerônimo Rodrigues, candidato do PT e do Time do Lula ao governo baiano, pretende implantar na administração uma dinâmica baseada em três pilares: educação, inclusão e emprego.

Foram R$ 3,5 bilhões investidos em pouco mais de dois anos de gestão Jerônimo, que consolidou a mudança de patamar da Bahia nos últimos quatro governos do PT no Estado. Os governadores Jaques Wagner e Rui Costa elevaram em 102% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Fundamental II, e em 30% para o Ensino Médio. Segundo Inep/MEC, a rede estadual de ensino alcançou o melhor índice da série histórica para o ensino médio, passando de 2,7, em 2005, para 3,5, em 2021. Assim, a Bahia passou a ocupar o 9º lugar no ranking nacional.

TIME DO LULA: Jerônimo Rodrigues é o nome que Lula e Rui Costa querem no governo da Bahia

Os números são resultado de investimento contínuo em Educação, essencial para o desenvolvimento do Estado e prioridade também de Jerônimo, que participou dos governos Jaques e Rui. Como secretário, ele desenvolveu programas estratégicos de assistência estudantil, transferência de renda e qualificação profissional com o objetivo de apoiar os estudantes e suas famílias e manter o vínculo com a escola – são eles o Vale-alimentação Estudantil, o Bolsa Presença, o Mais Estudo e o Educar para Trabalhar.

Além disso, a infraestrutura da rede estadual de ensino está mudando de padrão, sendo adequada para ofertar esporte, cultura, ensino formal e educação profissional aos nossos jovens. O objetivo, agora, de acordo com o Plano de Governo da chapa Jerônimo, é ampliar o ensino em tempo integral e reduzir a evasão escolar.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram para a Bahia

“Ao tempo em que precisamos reduzir a pobreza e combater a fome, também precisamos ampliar o acesso da comunidade escolar, por exemplo, à internet e, por meio dela, coordenar a busca por conhecimento, instrumento transformador de vidas e de realidades. Isso nos impõe um firme compromisso com a vida, com a inclusão social e com a formação da nossa juventude, da infância ao ensino superior”, diz o documento.

Para fomentar a geração de emprego, Jerônimo pretende atuar em três frentes: obras estaduais, com a construção e reforma de hospitais, maternidades, policlínicas, escolas, encostas, barragens e rodovias; parceria com o futuro governo Lula para as obras da ponte Salvador-Itaparica, a retomada do Minha Casa, Minha Vida, da indústria naval, das ferrovias Oeste-Leste e Centro-Atlântica, além do Porto Sul; e um plano de reindustrialização da Bahia para atrair novas indústrias a partir de bases tecnológicas e ambientais, estimulando a construção civil, a economia criativa, economia verde, a energia eólica e solar, além do hidrogênio verde.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chapa Jerônimo/Geraldo para a Bahia

Ao lado de Jerônimo Rodrigues, integram o Time de Lula na Bahia o candidato a vice-governador Geraldo Jr. (MDB) e o senador e candidato à reeleição Otto Alencar (PSD).

O PT baiano tem ainda 17 candidatos a deputado federal e 10 candidatas a deputada federal. A Bahia tem 39 cadeiras na Câmara dos Deputados, de um total de 513. Para a Assembleia Legislativa, são 31 candidaturas, sendo 11 mulheres, para disputar as 63 cadeiras de deputados estaduais.

TIME DO LULA: Conheça todos os candidatos apoiados por Lula na Bahia

Cola da Bahia

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast