Marta Vanelli

Professora da Rede Estadual, militante do movimento sindical há mais de 30 anos, lutando sempre por uma por uma educação pública inclusiva e de qualidade. Marta é catarinense, nascida em Botuverá, pequena cidade no Vale do Itajaí. Morou por 20 anos em Brusque e há 30 anos mudou-se para Florianópolis. Em sua história de militância participou de conquistas históricas de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e elaborou várias políticas educacionais em nível nacional. Esteve à frente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de SC (SINTE/SC) por duas gestões, quando presidiu a greve histórica que conquistou o vale alimentação para todos os servidores públicos estaduais. Também atuou na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), sendo responsável pela elaboração do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Piso Salarial para o magistério e do Plano Nacional de Educação. Seu projeto como candidata a Deputada Estadual é em defesa da Educação e Saúde Públicas, do fortalecimento da Reforma Urbana, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar, de mais direitos e Políticas Públicas para os trabalhadores e trabalhadoras, mulheres, negros, juventude, população LGBTI e todas as minorias.