Câmara aprova contas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Plenário avaliou informações orçamentárias referentes a 2006 e 2008
Publicado em
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (6), as contas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dos anos de 2006 e 2008. Agora, as informações seguem para análise no Senado Federal.
Os deputados também aprovaram as contas de 1992 do governo de Itamar Franco. O objetivo da Casa é analisar as contas de todos os governos que ainda não foram votadas na Câmara, incluindo a de 2014, da presidenta Dilma Rousseff.
As contas de Lula foram aprovadas com ressalvas, de acordo com parecer da Comissão Mista de Orçamento da Casa em relação a 2006, e do Tribunal de Contas da União (TCU), para 2008.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também teve as contas de 2002 aprovadas com ressalvas.
A conta do governo Itamar Franco já havia sido aprovada pelo Senado e será promulgada sem ressalvas.
Em resposta às críticas da oposição, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) comparou dados da gestão do PSDB e do PT.
“Nós assumimos o País com uma dívida líquida de mais de 60% do PIB. Sabe quanto é a dívida hoje? 35%. É quase a metade da dívida que herdamos”, disse.
O parlamentar lembrou ainda as ainda melhorias no nível de consumo e emprego da população durante os governos de Lula.
Outros projetos – Nesta sessão, os parlamentares também aprovaram um requerimento que prorroga a CPI da Petrobras por 60 dias. Pouco antes de encerrar a ordem do dia, o presidente da Casa, Eduardo Cunha, leu o ato de criação da CPI dos Fundos de Pensão.
Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias, com informações da Câmara Notícias.