PNAD: 50,1% dos brasileiros estão conectados à internet

Metade dos brasileiros estão conectados à internet, revela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (18). Também cresceu o…

Também cresceu o número de casas com microcomputadores. Hoje eles estão em 43,1% das moradias. “Com isso, verificamos também um aumento no acesso à Internet, que saiu de 46,5% para 50,1%, em 2013. Em 2008, era 34,8%, um crescimento acelerado”, disse a presidenta Dilma, ao apresentar o resultado da pesquisa. Dos 32,2 milhões de casas com computador, 28 milhões tinham acesso à Internet.

O levantamento mostrou que, em 2013, 86,7 milhões de pessoas de 10 anos ou mais tiveram acesso à Internet, um aumento de 2,9% em relação a 2012. O percentual passou de 49,2% para 50,1%. Desse percentual, 52,6% tinham entre 10 e 29 anos.

Houve aumento de pessoas conectadas em todas as regiões do país. No Norte o crescimento foi de 0,4%; no Nordeste, 4,9%. Na região Sudeste aumentou 2,2%; no Sul, 4,5% e Centro-Oeste, 1,3%.

Para Marcelo Neri, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o crescimento vai melhorar o bem-estar do brasileiro: “Nós estamos na era do conhecimento, na era da informação. O Brasil é o sexto país com maior expansão de acesso à internet nos últimos anos”, avalia.

Em uma comparação de 2001 a 2013, a pesquisa revelou que o número de residências com microcomputador subiu de 12,6% para 50,1%. Também aumentou o número de coomputadores com acesso à internet – de 8,5% foi para 43,7%.

Por Aline Baeza, da Agencia PT de Notícias