FPA realiza ciclo de debates ‘Os significados de 1968’
Evento terá quatro grandes temas, que devem provocar reflexões sobre a efervescência política, artística e cultural que se manteve após o golpe de 64
Publicado em
Durante todo o mês de agosto, a Fundação Perseu Abramo exibirá em sua página do Facebook e em seu canal no YouTube, sempre às 19h das terças-feiras, os debates do ciclo “Os significados de 1968”, que discute os acontecimentos emblemáticos daquele ano para o Brasil e para o mundo.
A democracia e a soberania de nosso país estão novamente sob ataque e os embates se repetem. É neste contexto que a FPA realiza o ciclo de debates “Os significados de 1968”, por entender que discutir a década de 1960 no Brasil, os projetos em disputa no país e como a geração de 1968 buscou enfrentá-los é contribuir também para compreender e encontrar saídas para o grave momento que vive nosso país, desde o golpe de 2016.
O ciclo terá quatro grandes temas, que devem provocar reflexões sobre a efervescência política, artística e cultural que se manteve após o golpe de 1964 no Brasil, interrompida com a assinatura do Ato Institucional de nº 5, em dezembro de 1968.
Naquele ano, à luz dos acontecimentos internacionais, estudantes, professores, religiosos, artistas, operários, militantes e dirigentes de esquerda, organizaram a resistência contra o recrudescimento da ditadura, o avanço do conservadorismo e a modernização conservadora imposta pelo regime militar.
Confira a programação:
07/8 – Ventos libertários no mundo: a cena internacional.
14/8 – O Golpe de 1964
21/8 – A efervescência político-cultural, intelectual e comportamental dos anos 1960
28/8 – Resistência política, operária e estudantil