Lula preso é uma injustiça contra o Brasil e a democracia
Análise é do antropólogo João Lagüéns, que visitou a Vigília Lula Livre nessa quarta-feira (22)
Publicado em
Manter Lula preso é a continuidade do golpe no Brasil e uma injustiça não apenas contra ele, mas contra o País, impossibilitando o funcionamento do nosso sistema político. A análise é do antropólogo João Lagüéns, que nessa quarta-feira (22) coordenou uma roda de conversa com os militantes da Vigília Lula Livre. “Lula na cadeia é revogar a democracia e a gente precisa reinstituir a democracia em nossas vidas”, afirma.
A legitimidade da candidatura de Lula é tanta que constrange os que golpearam a democracia brasileira, aponta Lagüéns. “A gente vai elegê-lo presidente e se bloquearem a eleição dele vai ser quem ele indicar”, disse. A luta política, nesse momento, concentra-se em restaurar a democracia no país, restabelecendo a soberania popular. “Trata-se de que a população possa escolher quem vai governa-la e que não seja uma casta judicial a definir isso”, disse.
Tendo optado pela defesa de Lula e de sua candidatura, o PT reconhece os anseios do povo brasileiro, avalia Lagüéns. “O PT tomou uma decisão acertada ao dizer: não vamos compactuar com a injustiça, nosso candidato natural é o Lula, a gente não vai ter uma posição oportunista nessa eleição, a gente está trabalhando por justiça”, afirmou.
Lagüéns aponta que provar a inocência de Lula não é mais necessário, basta expor o processo injusto contra ele. “Provar a inocência de Lula, o Sérgio Moro já fez o favor de provar, com um processo fraudulento. A inocência de Lula já está nos autos do processo contra ele”, afirma.
Lula é o candidato à Presidência da República que o povo reconhece como capaz de liderar um processo político para aprofundar as mudanças sociais iniciadas nos governos do PT, observa Lagüéns. “Essa Vigília mostra isso. É um encontro de pessoas que foram conectadas por esse sentimento de injustiça e com o sentimento da necessidade de produzir justiça”, afirma.
Por Luis Lomba, de Curitiba para a Agência PT de notícias