Governo Dilma destina R$ 291 mi para o setor aeroespacial

Recursos serão aplicados em estudos, aquisição de tecnologias, e em sistemas de vigilância e de supervisão de bordo

Empresas dos setores aeroespacial e de defesa do Brasil receberão incentivo de R$ 291 milhões não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos e produtos. De acordo com o Ministério da Defesa (MD). O investimento será aplicado em estudos, absorção de tecnologias, e  em sistemas de vigilância e de supervisão de bordo.

A ação integra o Plano de Apoio Conjunto Inova Aerodefesa, que tem como intuito impulsionar a produtividade e competitividade do setor. A iniciativa conta também com articulação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Fundo Tecnológico (Funtec) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As instituições beneficiadas deverão enviar relatórios de prestações de contas para ambos os órgãos.

Além deste investimento, outros R$ 8,4 bilhões poderão ser liberados em crédito reembolsável – que devem ser restituídos – para 64 empresas selecionadas, responsáveis por 315 projetos.

Após a análise dos projetos das empresas, a Finep assinará os contratos e dará início aos convênios. O foco será em entidades com melhores estruturas, aumento no volume de contratações, aquisição de novos clientes e integração de instrumentos e políticas de governo.

Instituído em 2013, o programa Inova Defesa tem vigência de cinco anos e pode ser prorrogado por igual período. A expectativa é que até 2017 sejam liberados R$ 2,9 bilhões por meio da iniciativa, que beneficiará projetos com foco em plataformas espaciais, foguetes, sensores, sistemas de identificação biométrica, armas não letais, ligas metálicas, resinas, tubos e propelentes sólidos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto