Atividade econômica cresce 1,5% em julho, diz BC
Esse foi maior aumento mensal desde 2008 na estimativa do BC. Dado vem ao encontro da expansão do emprego formal
Publicado em
A atividade econômica cresceu 1,5% em julho, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado divulgado nesta sexta-feira (12). Esse foi o maior crescimento mensal desde junho de 2008 (3,32%). Em relação a julho de 2013, houve expansão de 5,28%, de acordo os dados sem ajustes para o período.
De janeiro a julho, a atividade econômica ficou praticamente estável, com crescimento de 0,07%. Em 12 meses encerrados em julho, a expansão ficou em 1,14% (dado ajustado para o período).
O dado vem ao encontro do aumento do emprego formal em agosto, com 101 mil novas vagas, registrado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2014, já foram criados no Brasil 751.456 novos empregos com carteira assinada, o que faz com que o Brasil se consolide como um dos poucos países do mundo a abrir novas vagas de trabalho em 2014.
“Fica claro a capacidade de resiliência (superação) do Brasil diante da crise internacional, e o que me faz ficar bastante otimista diante da nossa realidade”, disse a presidenta Dilma ao comentar os dados do Caged, na quinta-feira (11). “Criar 101 mil empregos formais é um número bastante razoável para esta altura do ano e para a situação internacional e nacional”.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.
Da Redação da Agência PT de Notícias