Gleisi Hoffmann e Michelle Bachelet se reúnem em Brasília
No encontro, a presidenta nacional do PT e a ex-presidenta do Chile trataram de política brasileira, sul-americana, cenário geopolítico e do enfrentamento à extrema direita global
Publicado em
A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, e o secretário de Relações Internacionais, Romenio Pereira, reuniram-se, nesta quarta-feira (28), com a ex-presidenta da República do Chile, Michelle Bachelet, durante visita à residência do embaixador chileno, Sebastián Depolo, em Brasília.
No encontro, as lideranças discutiram o cenário político nacional e internacional, a importância das relações entre Brasil e Chile, a presença das mulheres na política global, Organização das Nações Unidas (ONU) e os desafios no enfrentamento à extrema direita mundial.
No Brasil desde domingo (25), Bachelet veio ao Brasil para participar do seminário “Qualidade da Democracia: Desafios Regionais para uma Agenda de Desenvolvimento Inclusivo”, organizado pelo Itamaraty em parceria com a Embaixada do Chile e se despede do Brasil após o encontro com os dirigentes.
Michelle Bachelet foi eleita pela primeira vez Presidente no Chile em 2006, governando até 2010. Retornou ao Palácio La Moneda em 2014, permanecendo até 2018, já que país não permite reeleição consecutiva. Após deixar o cargo, Bachelet tornou-se Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, função que exerceu até 2022. Ela foi a primeira mulher a governar o Chile e a terceira a ser eleita presidenta na América Latina. Desde 2006, é Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília (UnB).
Da Redação, com informações da SRI-PT