Dilma Rousseff e Michel Temer chegam ao Congresso para tomar posse

A presidente da República, Dilma Rousseff, acaba de sair da Catedral de Brasília rumo ao Congresso Nacional, onde ela e o vice-presidente, Michel Temer, tomarão posse para seu segundo mandato.…

Divulgação

Congresso Nacional. Foto: Divulgação

A presidente da República, Dilma Rousseff, acaba de sair da Catedral de Brasília rumo ao Congresso Nacional, onde ela e o vice-presidente, Michel Temer, tomarão posse para seu segundo mandato. Dilma segue no Rolls-Royce conversível presidencial, ao lado de sua filha, Paula Rousseff Araújo, enquanto Temer está em outro carro logo atrás, acompanhado da esposa, Marcela Temer, escoltados por batedores e pela cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial. O roteiro de posse segue à risca um decreto (70.274/72) assinado ainda na década de 1970.

Na rampa do Palácio do Congresso, as duas autoridades serão recebidas pelos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros. Já dentro do Congresso, caminharão até o Plenário da Câmara dos Deputados e, no trajeto, se encontrarão com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também vai compor a Mesa da cerimônia, ao lado dos eleitos e dos presidentes do Senado e da Câmara.

No Plenário, após a abertura da sessão de posse, o Hino Nacional será executado pela Banda dos Fuzileiros Navais. Dilma e Temer deverão então prestar o compromisso constitucional e assinar o termo de posse. Em seguida, Dilma fará seu primeiro discurso como presidente reempossada.

No encerramento dessa primeira fase da cerimônia, Dilma e Temer voltarão para a área externa do Congresso para mais uma execução do Hino e a salva de 21 tiros. Eles irão dirigir-se à Bandeira Nacional para prestar-lhe reverência, e Dilma, como comandante-chefe das Forças Armadas, passará em revista as tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Em seguida, partirá com Temer para o Palácio do Planalto.

Como não haverá transmissão da faixa presidencial, por se tratar de reeleição, Dilma poderá receber a faixa do cerimonial ou já chegar ao Parlatório com a faixa no peito, para então fazer o discurso à população.

Um coquetel para os chefes de Estado e delegações estrangeiras encerrará a cerimônia de posse, no Palácio do Itamaraty. Está confirmada a presença de 14 chefes de Estado, 16 vice-chefes e 70 delegações. Devem comparecer a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Venezuela, Nicolás Maduro, além dos vice-presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Li Yuanchao, do vice-chefe de Governo da Rússia, Alexander Torshin, e do primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven.

Da Redação da Agência PT com  Câmara dos Deputados

PT Cast