PAC: Dilma inclui obra para abastecimento em SP
Decisão acelera empreendimento de interligação do reservatório Jaguari-Atibainha
Publicado em
A presidenta Dima Rousseff incluiu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) um empreendimento que integra as águas da bacia do rio Paraíba do Sul ao Sistema Cantareira. A obra será realizada por meio de um canal entre as represas Atibainha, que abastece São Paulo, e o reservatório Jaguari, no Rio de Janeiro.
A obra tem investimento estimado em R$ 830,5 milhões e faz parte dos projetos de segurança hídrica que o governo de São Paulo apresentou à presidenta Dilma em dezembro de 2014. O objetivo é reforçar o abastecimento de água no estado. A expectativa é de que o empreendimento aumente a capacidade do sistema Cantareira em 5,1 m³ por segundo.
Após reunião entre ministros no Palácio do Planalto para avaliar a situação hídrica brasileira, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que, mesmo sendo de competência de estados e municípios garantir o abastecimento da população, o governo federal apoiará a busca de soluções emergenciais e estruturantes para o tema.
“São R$ 830 milhões com que o governo federal apoia o governo de São Paulo para a realização de obras estruturais importantes, que vão assegurar, em médio prazo, oferta adicional de água para a cidade de São Paulo”, explicou a ministra. Segundo Izabella, o governo ainda acompanha as situações de chuva no Rio Madeira e Amazonas.
A reunião foi coordenada pelo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e também contou com a participação dos ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga; do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; da Integração Nacional, Gilberto Occhi; da Agricultura, Kátia Abreu; e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.
Da Redação da Agência PT com Governo Federal