Doações de sangue batem recorde em Brasília
Hemocentro registra recorde histórico e volta a ter estoque para atender 100% da demanda, em período que crescem as ocorrências
Publicado em
Deram um salto no período carnavalesco em Brasília as doações de sangue no Hemocentro da capital, incluída a semana anterior ao feriado prolongado, informa o Portal Brasil, da Presidência da República.
Foi a semana pré-carnavalesca com maior procura de doadores na história do Hemocentro Brasília, do governo do Distrito Federal (GDF), segundo o gerente da unidade de processamento de doações, Rodolfo Duarte.
Ele comemorou o recorde de movimento no Hemocentro com a sala de doações cheia de doadores na manhã desta segunda-feira (16) de carnaval – embora reconhecendo o ritmo menor. Os doadores acordaram cedo para ir ao centro de coleta.
Mesmo sem o levantamento final da coleta do mês, ele constatou a quebra de um recorde. “A população de Brasília realmente atendeu ao chamado e compareceu para fazer as doações”, felicitou, referindo-se â convocação feita na mídia há pouco mais de uma semana.
Havia um quadro de escassez que colocava o nível de estoques em risco. O chamado objetivava restabelecer os estoques a níveis compatíveis com a estatísticas do carnaval, ocasião em que sempre crescem as ocorrências de acidentes automobilísticos e conflitos por uso de álcool.
Segundo Duarte, os estoques voltaram a níveis satisfatórios ao atendimento de 100% das demandas. Segundo o técnico, o comparecimento do público ajuda a manter o fluxo de doações e elimina o risco de desabastecimento do componente terapêutico, que ele descartou no momento.
E aproveitou para reforçar “É bom lembrar que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. Temos pacientes que usam sangue diariamente nos hospitais e temos que distribuir esse sangue de forma ininterrupta”, reforçou a convocação. O centro está fechado na terça-feira (17), mas volta a funcionar a partir das 14h da quarta-feira de cinzas
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Noticias