Dilma: Não tenho interesse em restringir manifestações
Dilma entregou 967 casas do Minha Casa Minha Vida para a população que sofre com a maior enchente da história do Acre
Publicado em
A presidenta Dilma Rousseff voltou a defender o direito à livre manifestação, instrumento fundamental da democracia, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (11), após participar da entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida em Rio Branco (AC). “Eu não tenho o menor interesse, o menor intuito, nem tampouco o menor compromisso com qualquer processo de restrição da livre manifestação neste País”, declarou, ao lembrar o passado de participação em manifestações, principalmente na juventude.
“Nós temos o direito de manifestar. O que não temos o direito é de ser violentos”, ponderou a presidenta.
Acre – A população acreana tem enfrentando uma das maiores enchentes da história do estado. O nível do Rio Acre chegou a 18 metros e a inundação já deixou mais de nove mil pessoas desabrigadas. Com o objetivo de resolver a situação, Dilma entregou hoje 967 casas do programa Minha Casa Minha Vida. Dessas, 433 são do Residencial Cidade do Povo, um dos maiores empreendimentos do programa.
Dilma mostrou sensibilidade com a situação em que vive o estado e destacou ser possível superar essas situações com as políticas públicas. “Sei que o Acre vive dias de desafios e de muita solidariedade, mas também de muito valor humano”, ressaltou.
A presidenta afirmou que o governo federal está apto e determinado a ajudar e parabenizou o Exército, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil pelos trabalhos de resgate no local. “Salvar vidas é o que há de mais importante. Quero parabenizar aqueles que de forma absolutamente desinteressada dão apoio gratuito nessa hora de emergência e dificuldade porque passam famílias aqui no Estado”.
O governo federal preparou um conjunto de medidas para ajudar a população afetada pelas enchentes. Com o chamado esforço humanitário, foram montados abrigos e entregues kits da defesa civil, cobertores, lençóis, materiais de limpeza, fraudas geriátricas, medicamentos e materiais de saúde, entre outros.
Até a próxima sexta-feira (20), todas as famílias atendidas estarão dentro das novas casas. “Vamos continuar trabalhando para melhorar a vida de cada família brasileira e garantir que o nosso País cresça, gere emprego”, prometeu a presidenta. Mais de 2 mil casas serão entregues no total até junho no Acre.
“Nosso objetivo é assegurar que os programas não só continuem, mas melhorem de qualidade, expandam e atendam aqueles que mais precisam. Esse é o nosso compromisso com a população atingida”, completou.
Governo – A presidenta Dilma anunciou, em rápida conversa com jornalistas, que irá incluir ministros no diálogo da coordenação política do governo. Segundo ela, os ministros das Cidades, Gilberto Kassab (PSD); de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo (PC do B); e da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB) deverão ser incorporados ao quadro atual, formado pelos ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto; das Relações Institucionais, Pepe Vargas; das Comunicações, Ricardo Berzoini; da Defesa, Jaques Wagner; e da Justiça, José Eduardo Cardozo.
“E vamos chamar eventualmente ministros para participar da discussão, principalmente quando o assunto for correlato a eles”, disse a presidente.
Dilma disse ainda que outros ministros serão chamados a participar das reuniões de coordenação. “Nós vamos aumentar o número de pessoas e de partidos na coordenação, obviamente, e vamos fazer rodízio sistematicamente, trazendo ministros novos para o debate, chamando um ministro em uma semana e na outra semana a gente chama mais um ministro”, explicou.
Por Priscylla Damasceno, da Agência PT de Notícias