Manifestantes e deputado são atacados em frente ao Congresso
Deputado Vicentino (PT-SP) foi atingido por spray de pimenta lançado por policiais
Publicado em
Um confronto entre policiais e manifestantes marcou o protesto contra o Projeto de Lei 4330, conhecido como lei da terceirização, que acontecia em frete ao Congresso Nacional, na tarde desta terça-feira (7), em Brasília. O deputado Vicentino (PT-SP), que participava do evento em defesa dos direitos dos trabalhadores, foi atingido por spray de pimenta lançado pelos policiais. Cerca de 4 mil pessoas participavam do ato.
O petista foi levado para a enfermaria da Câmara com os olhos lacrimejando, mas apesar do episódio, ele não teve complicações. “Eu estava participando da manifestação que acontece aqui em Brasília, contra o PL 4330/04, que trata da precarização do contrato de trabalho, e fui atingido com spray de pimenta. Fui medicado e agora estou bem”, comentou Vicentinho, em sua página no Facebook.
Além do deputado, oito manifestante foram feridos e outro cinco detidos. Quatro policiais também sofreram ferimentos. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, a confusão começou porque o carro de som da organização avançou o limite permitido em frente ao Congresso.
A Central Única de Trabalhadores (CUT) convocou a militância e os todos os trabalhadores a participarem da manifestação contra a projeto da terceirização que deve apreciado ainda hoje na Câmara dos Deputados.
“Vamos focar no Congresso porque é lá que hoje estão as maiores ameaças aos direitos dos trabalhadores”, afirmou o presidente da CUT, Vagner Freitas.
De acordo com a entidade, o projeto retira direitos da classe trabalhadora e dá aos setores patronais segurança jurídica para manter e ampliar a precarização das relações e condições de trabalho. O projeto aguarda votação há dez anos.
Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias