Dilma participa de lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Evento esportivo indígena terá inicio no dia 20 de outubro em Palmas. Cerca de dois mil atletas participarão dos jogos

Presidenta Dilma Rousseff participa de cerimônia de lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

A 1º edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foi lançada pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (23) na Tribuna de Honra do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.  A cantora Margarete Menezes, madrinha dos Jogos, cantou a música de Caetano Veloso “Um Índio” para a abertura do evento. A presidenta desejou “imenso sucesso aos atletas indígenas”.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontecerão em Palmas (TO), no período de 20 de outubro a 1º de novembro. Dilma Rousseff também destacou que “o Brasil está extremamente honrado em sediar a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas”. A presidenta ressaltou a importância da tolerância e o respeito à diversidade.

“Eu tenho certeza de que nós todos sabemos que o Brasil é admirado por algumas coisas. É admirado por suas belezas naturais, por ter a maior floresta em pé do mundo, é admirado pela hospitalidade e alegria do nosso povo e é admirado pela característica multiétnica. Muitas nações têm essa característica e nós também devemos ser admirados pela capacidade de respeitar a diversidade e integrar culturas, além de respeitar e admirar civilizações” ressaltou a presidenta.

O lema da competição é “O importante não é ganhar, e sim celebrar”. O evento esportivo valoriza as tradições dos povos. Para o ministro do Esporte, George Hilton, o evento proporciona a união entre as comunidades indígenas de todo o mundo.

“Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são uma demonstração de que eles merecem todo o respeito, todo o incentivo e todo o apoio. Esperamos que seja um grande evento”, disse Hilton.

Já foram realizadas 12 edições nacionais dos Jogos, que resultaram na iniciativa da criação para a disputa mundial. O coordenador da etnia Terena, Uvilson Cândidto Terena, reforçou a importância dos jogos para o Brasil.

“Os jogos são de suma importância para os índios do Brasil. Vamos conhecer os irmãos de outros países e a cultura deles. E eles vão conhecer a nossa cultura”, disse Terena.

A expectativa é reunir 1.150 atletas indígenas brasileiros, 1.100 atletas indígenas internacionais, 200 voluntários e 10 mil visitantes e turistas por dia. Vinte e dois países confirmaram participação no evento.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias