Com 104 medalhas, Brasil tem a terceira melhor delegação do Pan

Nesta terça (21), a delegação brasileira levará mais duas medalhas, desta vez no tênis de mesa. O País está na semifinal por equipes tanto no masculino quanto no feminino

O Brasil já conquistou 104 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. E a expectativa para novas medalhas é alta. Nesta terça-feira (21), a delegação brasileira levará suas duas primeiras medalhas no tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Isso porque tanto no masculino quanto no feminino, o País está na semifinal por equipes e já tem, no mínimo, os bronzes assegurados.

Nesta terça (21), o Brasil garantiu mais uma medalha de ouro. Juliana dos Santos teve calma e nos últimos 600m ultrapassou as rivais uma a uma e conquistou o topo do pódio nos 5.000m, com o tempo de 15m45s97.

No primeiro dia das competições de esgrima, o País já garantiu sua medalha. O paulista Renzo Agresta, beneficiado com a Bolsa Pódio do governo federal, conquistou nesta segunda-feira (20) o bronze.

Já na ginástica rítmica, Angélica Kvieczysnski foi bronze na prova individual com fita. “Essa medalha teve gostinho de ouro, foi muito difícil, a competição foi acirrada”, disse.

A equipe formada por Dayane Amaral, Morgana Gmach, Emanuelle Lima, Jessica Maier, Ana PaulaRibeiro e Beatriz Pomini ficou com a prata na prova de grupo de maças e arco.

Com o resultado, a ginástica brasileira comemora os resultados da participação no Pan de Toronto. Foram conquistados cinco medalhas e o pentacampeonato na competição geral por equipes.

Retorno dos investimentos – Subir ao pódio para receber uma medalha significa a coroação de todo o trabalho, esforço e dedicação de um atleta. O caminho até o pódio é longo e requer planejamento aliado a investimento.

A primeira semana de competições em Toronto mostrou que a combinação garantiu ao Brasil a evolução de várias modalidades no cenário internacional, fruto de investimentos estratégicos alocados há anos.

Os atletas brasileiros do badminton, luta olímpica, levantamento de peso e canoagem, por exemplo, tiveram a melhor participação na história dos Jogos Pan-Americanos.

Nessa trajetória, o Ministério do Esporte possibilitou avanços no alto rendimento com ações como o Plano Brasil Medalhas, a Bolsa Pódio, a construção e/ou reequipagem de modernos centros de treinamento, intercâmbio com outras nações para a contratação de técnicos estrangeiros e treinamentos fora do Brasil.

Em Toronto, o badminton voltou para casa com três medalhas na bagagem, sendo duas pratas e um bronze. Na canoagem foram 14 pódios, sendo três de ouros. O levantamento de peso conquistou quatro medalhas, com destaque para Fernando Reis, que levou o título na categoria mais 105kg.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil, Globo Esporte e Ministério do Esporte

PT Cast