Dilma vai à Suécia e à Finlândia para ampliar relações bilaterais
A expectativa da viagem é que sejam fechados acordos de cooperação em áreas de investimentos, comércio, energia renovável e educação
Publicado em
A presidenta Dilma Rousseff viaja nesta sexta-feira (16) para à Suécia para intensificar as relações bilaterais nas áreas de comércio e investimentos. O intercâmbio comercial entre o Brasil e os suecos atingiu em 2014 US$ 2,1 bilhões. O Ministério das Relações Exteriores explicou que por meio da adoção do Novo Plano de Ação da Parceria Estratégia, espera-se dinamizar as relações bilaterais.
Na agenda presidencial no exterior, que vai do dia 18 a 20 de outubro, consta ainda visita à Finlândia, segundo informou o diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Oswaldo Biato.
A presidenta convidará empresários finlandeses para investirem na segunda etapa do Plano de Investimento em Logística, que prevê investimentos de mais de R$ 198 bilhões na áreas de infraestrutura, como portos, aeroportos, rodovias e ferrovias.
Atualmente, cerca de 50 empresas finlandesas operam no Brasil e empregam 20 mil trabalhadores no país. Entre as áreas de atuação estão de energia, tecnologia marítima, telecomunicações e papel e celulose.
Biato reforçou que são esperados acordos de cooperação em energias renováveis, semelhante ao que ocorre com o etanol.
“A Suécia já coopera conosco no etanol a partir do açúcar, há muitos anos. É um tema que é muito importante de relação bilateral. O que nós queremos fazer com eles, e também com os finlandeses, é partir para uma cooperação inovadora na área do etanol celulósico, que seria produzido a partir de dejetos de madeira e restos de plantas”, disse o embaixador.
Dilma visitara a cidade de Linkoping onde estão as instalações da empresa Saab, fabricante dos caças Gripen adquiridos pelo Brasil. Segundo Biato, existe um “desejo recíproco” de ambos os países, em “construir uma cooperação muito mais ampla nas áreas comercial, tecnológica e científica”.
Na área de educação, o Brasil quer trocar experiências e sobretudo conhecer as iniciativas que deram certo no país escandinavo para possivelmente poder adotar tais medidas no país.
“A Finlândia é um país que tem os melhores índices e sistemas de educação no mundo, sobretudo na educação primária. Estamos estudando maneiras de cooperar com a Finlândia para trazer experiências exitosas para o Brasil”, explicou Biato.
Agenda da visita:
Dia 18 – Dilma Rousseff encontra o Rei Carlos XVI Gustavo, na Suécia.
Dia 19 – Presidenta do Brasil encontra-se com o Primeiro-Ministro Stefan Löfven e visita as instalações de fábrica da empresa Saab, em Linköping. Logo depois participa de reunião do Conselho Empresarial Brasil-Suécia e da abertura do Fórum Empresarial Brasil-Suécia.
Dia 20 – Visita à Finlândia, onde se encontrará, em Helsinque, com o Presidente Sauli Niinistö e com o Primeiro-Ministro Juha Sipilä. Também está previsto encontro da Presidenta com empresários finlandeses.
Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias