Divulgada lista das 94 escolas que serão fechadas pelo governo Alckmin
A medida afetará 311 mil alunos e 35 municípios serão atingidos pelo remanejamento de escolas
Publicado em
Foi divulgada nesta quarta-feira (28) a lista das 94 escolas estaduais de São Paulo que serão fechadas pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB). De acordo com a Secretaria da Educação do estado, 311 mil alunos, de 35 municípios, serão atingidos pela medida. A mudança também afetará 74 mil professores.
O governo paulista afirma 25 escolas da educação básica serão fechadas somente na capital. Os prédios serão destinados para outro uso ou passados aos municípios para se tornarem creches ou seriarem escolas técnicas, como Fatecs e Etecs.
Além das 94 escolas atingidas, outras 1.464 unidades terão o número de ciclos de ensino oferecidos alterados. Outras unidades se tornarão centros para ensino de jovens e adultos, centro de línguas ou escola municipal.
O prefeito Fernando Haddad (PT) disse que irá discutir a destinação das unidades de ensino com a população.
“Depois que o estado tomar uma decisão definitiva, ainda mais se o terreno for da Prefeitura, a gente discute com a comunidade (a finalidade)”, afirmou Haddad.
Segundo o prefeito, nem ele e nem o secretário municipal da Educação Gabriel Chalita foram oficialmente procurados pelo governo do estado para avisá-los sobre as escolas cedidas.
“Nós ainda não recebemos, não sei exatamente quais os termos da cooperação. Mas, enfim, nós estamos abertos”, disse.
Questionado sobre se as escolas iam virar creches, ele respondeu que será preciso analisar. “Nossa demanda por creche é na periferia. Tem que verificar se existe sobreposição sobre o que eles estão oferecendo e a demanda. No centro expandido a demanda é muito pequena por vaga em creche”, destacou.
Confira a lista completa.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do portal “G1”