Dificuldades do Brasil são conjunturais, avalia Lula
Em entrevista à Rádio Caracol, da Colômbia, nesta segunda-feira (9), Lula defendeu que a presidenta Dilma tem ‘tempo’ para entregar aos brasileiros tudo o que prometeu
Publicado em
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante entrevista à Rádio Caracol, da Colômbia, nesta segunda-feira (9), que a presidenta Dilma ainda tem “praticamente todo o seu segundo mandato para concluir aqui no Brasil” e que, portanto, ela tem tempo para “fazer todas as coisas prometidas durante a eleição”.
“Eu penso que nós temos um problema político e temos um problema econômico e que precisa ser resolvido. Do ponto de vista da política, a presidenta Dilma acaba de articular a sua base de sustentação e eu penso que ela vai conseguir agora aprovar as coisas importantes para que o Brasil entre no cumprimento do ajuste e o Brasil possa voltar a crescer em 2016”, destacou Lula.
Do ponto de vista econômico, o ex-presidente fez questão de ressaltar que a crise é mundial e que os governos do PT definiram que “era preciso garantir a geração de emprego para que a população trabalhadora não fosse vítima de uma crise que tinha como responsável o sistema financeiro”.
“O Brasil é um país muito grande, tem uma população de 204 milhões de habitantes, com um mercado interno extraordinário, e nós precisamos nos valer desse mercado interno para recuperar o crescimento da economia brasileira”, garantiu.
“Eu estou convencido de que as dificuldades são conjunturais e em pouco tempo o Brasil e a América Latina, Colômbia, Argentina, Equador, Paraguai, Uruguai, todo estarão voltando a crescer, gerando emprego e distribuindo renda”, disse Lula.
Nesta terça-feira (10), Lula participará da abertura da 7ª Conferência Latino-Americana e do Caribe em Ciências Sociais, em Medellín.
Para ele, a Conferência é “importante para discutir os graves problemas que existem na América Latina e também os bons exemplos das coisas que aconteceram na América Latina nesses últimos anos”.
Confira a entrevista completa ao jornalista Dario Arizmendi, onde Lula falou sobre a situação política e econômica da América Latina, sobre o combate à corrupção no Brasil e sobre a crise diplomática entre Venezuela e Colômbia.
Da Redação da Agência PT de Notícias