Em sessão na Câmara, assistentes sociais pedem “fora Cunha” e defendem Dilma

Manifestação ocorreu durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (10), na Câmara, para comemorar os 10 anos de criação do SUAS e os 20 anos das conferências nacionais de assistência social

Presidenta Dilma Rousseff durante Cerimônia de abertura da X Conferência Nacional de Assistência Social. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Aos gritos de “não vai ter golpe” e “fora Cunha”, dezenas de assistentes sociais e profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responderam ao chamamento das deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Moema Gramacho (PT-BA), que conclamaram a categoria a defender o mandato da presidenta Dilma Rousseff e as políticas sociais implementadas nos últimos 12 anos.

A manifestação ocorreu durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (10), na Câmara, para comemorar os 10 anos de criação do SUAS e os 20 anos das conferências nacionais de assistência social. A sessão solene contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello.

“Temos muito que comemorar na área da assistência social nos últimos anos. Nesse momento temos que reafirmar que não aceitaremos retrocesso no financiamento dessas políticas sociais e vamos defender o Estado Democrático de Direito com a bandeira nas mãos”, disse Benedita da Silva.

Ao também destacar as conquistas sociais que o País obteve nos últimos 12 anos, Moema Gramacho fez um apelo para que os profissionais do SUAS defendam o projeto político responsável por esse sucesso. “Programas sociais como o Bolsa Família – que ajudou a tirar 40 milhões de brasileiros da extrema pobreza – só foram possíveis com a determinação dos governos petistas de Lula e de Dilma e com apoio dos profissionais do SUAS”, destacou a deputada baiana.

Moema ainda alertou para o ataque que esse e outros programas estão sofrendo. “Na condição de mulher faço apelo para que resistamos à tentativa de golpe que tenta retirar a primeira mulher eleita presidenta nesse País. Esse é um ataque à democracia e a todas as políticas sociais implementadas com a ajuda de vocês profissionais do SUAS”, afirmou.

A parlamentar baiana fez ainda um apelo aos profissionais do SUAS para que compareçam as manifestações a favor da democracia, contra o golpe e em defesa do governo legitimamente eleito da presidenta Dilma Rousseff. Os atos em todo o País estão marcados para o próximo dia 16.

SUAS – O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a partir do previsto na lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). O Sistema tem como função principal organizar serviços, programas e benefícios sociais destinados a cerca de 50 milhões de brasileiros, em todas as faixas etárias.

Por Héber Carvalho, do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast