“Aécio tem dificuldade de explicar caso de nepotismo”, diz José Américo

“Temos de provar, a cada dia, que nós temos respeito pela coisa pública, que não mexemos com dinheiro público em nosso benefício, ou de parentes nossos”, disse Dilma no debate do SBT

O presidente da Câmara Municipal, José Américo Dias, avaliou que Aécio teve um desempenho muito ruim no primeiro bloco do debate. “Estava muito nervoso, descompensado, faltam argumentos e tem uma dificuldade grande dificuldade que ele tem  muito grande em responder questões como a do nepotismo”, disse ele.
Perguntado pela presidenta Dilma Rousseff sobre a nomeação de parentes em cargos públicos. Aécio desconversou e disse que sua irmã Andrea Neves, apenas realizava trabalho voluntário. Entretanto, a parente chefiou órgão que destinava verbas para rádios da família Neves.

Durante o governo de Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais, os gastos com publicidade da administração direta foram multiplicados por sete, passando de R$13 milhões para R$92 milhões, entre 2003 e 2009. E, nos primeiros seis meses do ano eleitoral de 2010, último de Aécio como governador, foram gastos R$77 milhões – 65% acima dos desembolsado no primeiro semestre de 2009.

No acumulado nos dois governos de Aécio, a despesa somou R$489,6 milhões, segundo o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi-MG). Se forem incluídos os gastos de empresas públicas, o valor dobra para R$815,2 milhões .

Aeroporto – No terceiro bloco do debate, a presidenta Dilma Rousseff condenou o uso do dinheiro público para interesses pessoais ou fins particulares, lembrando que a família de Aécio Neves detinha a chave do aeroporto do município de Cláudio (MG), construído com recurso público. “Não podemos mais tolerar uso de bens públicos para beneficiar A, B ou C, privadamente. É errado, sim, colocar um aeroporto feito com dinheiro público na fazenda de um tio”, destacou a presidenta.

Dilma Rousseff lembrou que os gestores públicos devem atestar sua seriedade e idoneidade na administração do recurso público. “Ninguém tem atestado de virtuosidade. Temos de provar, a cada dia, que nós temos respeito pela coisa pública, que não mexemos com dinheiro público em nosso benefício, ou de parentes nossos; e que não mexemos com a coisa pública em benefício de quem quer que seja, a não ser do povo. Este deve ser um critério republicano arraigado dentro da gente. Dinheiro é coisa pública, e ninguém pode tergiversar sobre isso”, frisou.

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias