Alemanha defende acordo entre Mercosul e UE

Ministro alemão se reuniu com presidenta Dilma nesta sexta. Segundo ele, Alemanha quer ampliar relações comerciais com Brasil

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou, nesta sexta-feira (13), que o país europeu quer acelerar as negociações para que Mercosul e União Européia (UE) firmem acordo de livre comércio.

A proposta brasileira está em Bruxelas, que deve fazer a avaliação pra poder progredir. Nós vamos tentar o possível para que o processo seja acelerado”, explicou Steinmeier, em entrevista após reuniões com a presidenta Dilma Rousseff e com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

Steinmeier também afirmou que a Alemanha tem interesse em ampliar as relações comerciais com o Brasil. “A mensagem que queremos emitir com essa visita é que em mesmo em condições difíceis, continuaremos a ser parceiros confiáveis em questões de economia e investimentos”, explicou.

De acordo com o ministro brasileiro, o Mercosul apresentou as ofertas para o acordo. “Há muitos anos estamos negociando, é verdade, mas estamos avançando. Hoje a presidente afirmou ao ministro que as ofertas do Mercosul estão prontas e estamos esperando neste momento uma reação de Bruxelas, a União Europeia que tem a vez de examinar, de apresentar suas propostas”, explicou.

Acordo – Além de discutir as relações comerciais entre os países, a visita do ministro alemão resultou em acordo que permitirá a jovens do Brasil e da Alemanha passar férias no outro país com direito a trabalho.

De acordo com o termo assinado, cada estudante poderá permanecer por até um ano no país parceiro. Além disso, será possível trabalhar, no máximo, seis meses para um mesmo empregador. Interessados em participar da iniciativa deverão ter de 18 a 30 anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast