Auditores investigados por corrupção doaram à campanha de Richa

Ao todo, servidores doaram R$ 1 milhão para Richa e aliados. Cinco meses antes do primeiro turno das eleições, 219 auditores foram promovidos

Auditores fiscais do Paraná investigados em um esquema de corrupção e pagamentos de propinas doaram quase R$ 1 milhão à campanha do governador do estado, Beto Richa (PSDB), e aliados. A denúncia foi publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, neste sábado (23).

De acordo com a reportagem, 291 dos 933 auditores do Paraná contribuíram com a campanha eleitoral. Do total, 219 foram promovidos em maio, cinco meses antes das eleições. “A maioria foi elevada ao teto da categoria, com salários de aproximadamente R$ 30 mil”, informa o jornal.

O Ministério Público investiga as doações, pois, parte delas, são fruto de auditores de Londrinha investigados por suspeita de pagar propina para reduzir ou anular dívidas tributárias. A Promotoria já denunciou 15 deles, que fizeram doações no valor total de R$ 41 mil às campanhas.

O auditor fiscal Luiz Antônio de Souza havia informado, no dia 15 de maio, em depoimento de delação premiada ao Ministério Público, que a campanha de reeleição de Richa recebeu R$ 2 milhões do esquema de propina arrecadada por auditores da Receita Estadual em Londrina, no caso de corrupção investigado pela Operação Publicano.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Folha de S. Paulo”