Balanço da Petrobras sai hoje e põe fim ao “período de silêncio”
Resultado patrimonial do primeiro trimestre desde ano será anunciado após fechamento dos mercados, às 18h; é o segundo balanço divulgado em um mês
Publicado em
O “período de silêncio” auto-aplicado pela Petrobras desde o último dia 5 de maio termina nesta sexta-feira (15), com o anúncio do balanço patrimonial do primeiro trimestre deste ano, a ser feito após o fechamento do mercado de ações, às 18h.
Durante 11 dias, a empresa decretou silêncio interno absoluto em torno dos resultados do trimestre e perspectivas de projetos em andamento. A alegação para adoção da medida foi que ela atende “às melhores práticas de governança corporativa, garantindo a equidade no tratamento das informações”.
O primeiro resultado contábil deste ano sai apenas um mês após o anúncio das contas do ano de 2014, que eram aguardadas desde que, em outubro de 2014, a empresa deixou de divulgar o balanço auditado relativo ao terceiro trimestre de 2014.
A estatal brasileira prestou contas do terceiro trimestre e do ano de 2014 somente em abril, depois de conseguir definir critérios para avaliar as perdas provocadas pelo esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
O anúncio dos resultados após cinco meses sem prestação de contas provocou reação favorável dos mercados nacional e internacional de investidores em ações, causando imediata valorização de 53% do patrimônio somente naquele mês.
Com a divulgação de hoje, a estatal retoma a rotina de publicização de seus resultados em prazo compatível com as expectativas do mercado e auditados pela empresa independente de auditoria PriceWaterhouse&Coopers (PwC).
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias