Bancada do PT manifesta pesar pela morte do ex-deputado constituinte João Paulo Pires Vasconcelos
Nota assinada pelo líder Odair Cunha (MG) lembra que João Paulo foi um dos melhores e mais representativos sindicalistas da sua geração e um grande constituinte, com papel destacado na elaboração do capítulo em defesa da classe trabalhadora da Constituição
Publicado em
Em nota assinada pelo líder Odair Cunha, a Bancada do Partidos dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados manifestou pesar pela morte do sindicalista e ex-deputado federal pelo PT-MG João Paulo Pires Vasconcelos, ocorrida hoje 23/08.
Na nota, o líder lembra que João Paulo foi um dos melhores e mais representativos sindicalistas da sua geração e um grande deputado constituinte. Teve papel destacado na elaboração da Constituição de 1988, no capítulo em defesa da classe trabalhadora. Sua vida foi dedicada ao movimento operário e à luta democrática. Ele nasceu em 8 de março de 1932.
Leia a íntegra da nota:
Nota de pesar
A Bancada do PT na Câmara manifesta profundo pesar pelo falecimento do companheiro João Paulo Pires Vasconcelos, referência histórica do sindicalismo brasileiro e das lutas pela emancipação da classe trabalhadora.
Sua atuação ao longo de décadas contribuiu para a formação de muitas lideranças, que se espelharam em seu exemplo de militância e de defesa dos interesses nacionais e populares.
Um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), começou sua militância sindical no Vale do Aço, em João Monlevade (MG), onde foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos entre 1972/78. Ele se destacou no processo de renovação do sindicalismo brasileiro, nos anos 70, junto com outras lideranças como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época no comando do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.
Como deputado federal pelo PT-MG por dois mandatos (1987 a 1994), teve papel fundamental na elaboração da Constituição de 1988, no capítulo em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Sua trajetória foi marcada pela defesa de um projeto de construção de uma sociedade democrática, solidária e justa.
Neste momento doloroso, nossos mais sinceros sentimentos e votos de pesar à família.
Brasília, 23 de agosto de 2024
Odair Cunha, líder da Bancada do Partidos dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados