Barusco usou HSBC para receber propinas no exterior

Presidência do Senado aguarda partidos indicarem integrantes da CPI que vai investigar a chamada “lista do HSBC”

O ex-executivo da Petrobras Pedro Barusco. Para ele, juíza conduz a execução penal baseada na "autodisciplina" e advertências formais por escrito

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou nesta quarta-feira (11) a repatriação de R$ 139 milhões pertencentes ao ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco.

O dinheiro estava depositado em contas na Suíça de bancos como HSBC, HS Republic, Safra, Cramer, Roya Bank of Canada e Delta.

Os valores foram transferidos para uma conta corrente da Justiça Federal em Curitiba, onde correm as investigações da Operação Lava Jato.

O valor é oriundo de propina paga ao ex-gerente em contratos da Petrobras, segundo ele mesmo admitiu à Justiça em acordo de delação premidada.

A quantia se refere apenas a uma parte dos valores a serem repatriados. Após a conclusão do processo, o dinheiro será devolvido à Petrobras.

O Senado aguarda a indicação pelos partidos dos membros que comporão a CPI do HSBC. De acordo com o requerimento de instalação da investigação, mais de seis mil brasileiros lavaram recursos por meio do HSBC.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast