Agente Federal de Execução Penal, Eli Torres, lança o livro “Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas”

Setorial Nacional de Segurança Pública do PT parabeniza a companheira, Eli Torres, pela organização do livro, Prisões, Violência e Sociedade: saberes em perspectivas.

Divulgação

Eli Torres, agente federal de Execução Penal, lança o livro “Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas”

O Setorial Nacional de Segurança Pública do PT parabeniza a companheira, Eli Torres, pelo lançamento do livro Prisões, Violência e Sociedade: saberes em perspectivas. A obra reúne conhecimentos, análises e elaboradas por pesquisadores, especialistas e operadores do sistema de justiça criminal (policial, perito, juiz), que atuam em harmônica simbiose entre a produção do conhecimento e o desenvolvimento de suas funções profissionais em prol da defesa e pela manutenção da paz social.

Membro da Executiva Nacional de Segurança Pública do PT e do Núcleo de Apoio às Políticas Públicas (NAPP) da Fundação Perseu Abramo, autor ocupa a função de Coordenadora-Geral de Pesquisa na Senasp/MJSP.

O livro é a continuidade do debate promovido no primeiro volume, intitulado: Prisões, Violência e Sociedade: debates contemporâneos e tem a intenção de ampliar a visibilidade de temáticas prisionais ainda marginalizadas no país. Organizado nos moldes de coletânea, dialoga com as reflexões empreendidas durante o pós-doutoramento da companheira Eli Torres, sendo o primeiro Pós-Doc realizado no exterior, com apoio financeiro, e executado no âmbito do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Vincula-se, ainda, às iniciativas do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal e, ao mesmo tempo, com o Núcleo de Políticas Públicas (NEPP), que congrega o Observatório de Violência, Segurança Pública e Penitenciária, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil.

Os artigos apresentam contribuições que trazem insights valiosos e informações embasadas em pesquisas articuladas às experiências profissionais. Tudo isso, faz com que a diversidade nas perspectivas e abrangência dos temas examinados torne esta obra uma referência necessária para estudantes, investigadores, profissionais e formuladores de políticas públicas que busquem aprofundar seus conhecimentos a respeito dos ciclos vivenciados no âmbito do sistema de justiça criminal.

A obra coletiva busca evidenciar os “saberes em diferentes perspectivas” onde os autores e autoras mergulham nas complexidades que permeiam as discussões sobre justiça e segurança pública no Brasil. Os pesquisadores vão além, ao explorar os meandros mais profundos do sistema penal, por meio de uma jornada de reflexão crítica, analisando as raízes da violência, suas manifestações dentro das prisões e o impacto que essa dinâmica tem sobre a sociedade envolvente.

Trata-se de um convite à reflexão sobre o sistema penal, o enfrentamento à violência e ao crime organizado, o aprimoramento de políticas de segurança e o acesso às assistências penais. Temas fundamentais para serem compreendidos, na medida em que se busca a construção de um sistema mais eficiente e humano e, por consequência, favoreça a reinserção social daqueles que se encontram restritos de liberdade. Por outro lado, a leitura também nos desafia a enfrentar nossos próprios preconceitos e conceitos socialmente arraigados.

Eli Torres, nos disse,  “pretendo que este livro seja uma fonte de inspiração e conhecimento para todos e todas as lideranças do PT,  em especial, para aqueles que se dedicam a compreender e elaborar soluções para os desafios enfrentados pelo sistema prisional, impulsionando, assim, a busca por uma transformação social nas prisões, onde a privação de liberdade seja equilibrada com a oportunidade de reabilitação e reintegração, baseada no respeito aos direitos humanos”.

 Setorial Nacional de Segurança Pública do PT

PT Cast