Brasil e Finlândia firmam acordo de cooperação que inclui vários itens
Relações bilaterais terão reflexos especialmente no que se refere ao manejo florestal
Publicado em
Os ministros do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, e da Finlândia, Ville Niinistö, assinaram, no final da tarde desta terça-feira (01/04) a Carta de Intenções em Desenvolvimento Sustentável e Proteção Ambiental, que movimentará uma agenda ambiental sobre clima, sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. As relações bilaterais, de acordo com Izabella Teixeira, terão reflexos na cooperação técnica, especialmente no que se refere ao manejo florestal.
A ministra afirmou ser importante para o Brasil fortalecer o diálogo multilateral internacional, no campo das relações econômicas e na área ambiental, usando as tecnologias disponíveis: “Precisamos de tecnologia barata e de diálogo para resolver os problemas deste lindo país e que preocupam, principalmente, a nova classe média brasileira”, disse. “O país precisa cumprir os compromissos globais assumidos no que se refere à produção de alimentos e no cuidado com as fontes renováveis de água”.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Ville Niinistö garantiu que os dois países podem firmar mais acordos de cooperação e citou as tecnologias desenvolvidas para exploração mineral, recuperação florestal, reciclagem de lixo urbano, extração de biocombustíveis decorrentes do processamento de resíduos sólidos. “São soluções amigas do meio ambiente”, garantiu durante a reunião, da qual participaram, também, os secretários de Biodiversidade e Florestas, Roberto Cavalcanti; de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Carlos Klink; de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Ney Maranhão; e de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Regina Gualda, além da diretora de Ambiente Urbano do MMA, Zilda Veloso.
No início da tarde, a ministra Izabella Teixeira, recebeu, pela primeira vez, a ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente do Reino dos Países Baixos, Wilma Mansverld. O encontro serviu para estabelecer uma aproximação entre os dois governos. Na pauta do encontro foram colocados temas como gestão de recursos hídricos e de resíduos sólidos, energia e mudanças climáticas. O chefe da Assessoria Internacional do MMA, Fernando Coimbra, destacou a importância desta agenda, já que os dois países possuem atuação destacada nas negociações internacionais para o setor ambiental.
Fonte: Ascom MMA