Ciclo de Debates: A Esquerda Brasileira e a Questão Racial – Feminismo Negro e a Esquerda Brasileira

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT da Bahia realizará os debates com diversos palestrantes convidados. Confira

Pablo Vergara

O Feminismo Negro é um movimento social e um segmento protagonizado por mulheres negras, com o objetivo de promover e trazer visibilidade às suas pautas e reivindicar seus direitos. No Brasil, seu início se deu no final da década de 1970, a partir de uma forte demanda das mulheres negras feministas: o Movimento Negro tinha sua face sexista, as relações de gênero funcionavam como fortes repressoras da autonomia feminina e impediam que as ativistas negras ocupassem posições de igualdade junto aos homens negros; por outro lado, o Movimento Feminista tinha sua face racista, preterindo as discussões de recorte racial e privilegiando as pautas que contemplavam somente as mulheres brancas.
Feminismo negro: sobre minorias dentro da minoria, GELEDÉS/20146