Com a presença da SNCult, Paraíba inaugura Ponto de Cultura Lula Livre

É mais um marco da relação da comunidade cultural nesse empenho pela liberdade do presidente Lula.

A Secretaria Estadual de Cultura do PT instalou o primeiro Ponto de Cultura Lula Livre da Paraíba e o Espaço de Leitura Jemima Marques, que ficam localizados na sede do PT-PB. A inauguração contou com a presença de artistas, escritores e poetas paraibanos, além do secretário nacional de Cultura, Márcio Tavares, e de Lúcio Rodrigues, membro do coletivo nacional de Cultura.

O presidente estadual do PT-PB, Jackson Macêdo, relatou a satisfação em ver a sede do partido se transformando em um local de convivência cultural e de luta não só para os militantes, mas para toda a população. “Quero parabenizar o setorial do partido, pela instalação do ponto de Cultura Lula Livre e do espaço de leitura que é uma homenagem fantástica a nossa companheira Jemima. Nossa intenção é movimentar a sede do PT, em breve estaremos transformando nosso jardim em um quintal cultural, com sarau poético, apresentações artísticas, estimulando os debates, pois a militância cultural também constrói política. Essa iniciativa também pode ser instalada em nossas sedes regionais de Campina Grande e Patos e nos diretórios municipais da Paraíba”.

Segundo o secretário de Cultura do PT-PB, Bebé de Natércio, escolha do nome da professora foi uma forma que o partido encontrou para fazer uma homenagem póstuma a uma das companheiras mais atuantes na luta pela educação. “Jemima Marques brigou a vida toda pela instalação de uma biblioteca municipal em João Pessoa, sua luta era pela democratização do conhecimento entre as pessoas. Aqui teremos um espaço em que as pessoas terão a oportunidade de desfrutarem de boas leituras, assim como também poderão doar livros para nosso espaço”.

“Para gente é uma emoção e satisfação enorme ver a concretização desse espaço, nós que convivemos com a companheira Jemima, que contagiava todas e todos com seu espírito de luta. E queremos dizer que também se faz política com a cultura e são iniciativas como essas que os setoriais dão vida ao nosso partido. Estou muito feliz por presenciar esse momento que nos dar força de continuarmos na luta, acrescentou a vice-presidente do PT-PB, Giucélia Figueirêdo.

Também participaram da inauguração a filha, Isabela Remígio, e o ex-esposo, Jorge Remígio, de Jemima, que não esconderam a emoção em ver o nome da professora fazendo parte do Ponto de Cultura Lula Livre. “Estamos muito felizes pela homenagem, até pelo atual contexto político que a gente vive, disseminar a cultura da informação e da leitura é muito importante tanto para que a gente consiga recuperar esse hábito quanto trazer para as novas gerações a importância de se ler. Minha mãe lutou muito, quando era viva, tanto pelo PT quanto pela implementação dessas culturas em prol do conhecimento. Então, esse pontapé do PT da Paraíba é muito importante para nossa cidade”, destacou Isabela.

Para Márcio Tavares, secretário nacional de Cultura, foi um momento emocionante que demonstra uma relação entre o PT da Paraíba e a construção da militância de cultura, a partir do Ponto de Cultura e do espaço de leitura. “Acho que é mais um marco da relação da comunidade cultural nesse empenho pela liberdade do presidente Lula, um projeto que tem inspirado pelo país inteiro, reafirmando a importância da cultura como instrumento de construção política do povo brasileiro. Espero  que essa biblioteca gere muitos frutos na construção da discussão política e cultural das relações humanas entre os companheiros e companheiras e daqueles que ainda vão se chegar para fazer a militância conosco. Foi um momento de muitos significados, dando muito sentido ao tipo de luta que a gente quer construir no Brasil”, disse Márcio.

 

Sobre Jemima Marques

Jemima Marques foi militante do PT, professora universitária, feminista e ativista dos movimentos sociais, que lutou durante toda sua vida profissional pela educação.

A professora tinha como objetivo criar a biblioteca municipal de João Pessoa, porém faleceu sem a concretização de seu sonho.

Sobre os Pontos de Cultura

Lula como presidente criou um programa revolucionário chamado Pontos de Cultura. Os Pontos de Cultura são o reconhecimento do Estado de locais que produzem cultura. Ou seja, não é o Estado que leva cultura, ele fomenta a produção cultural em todo o território e fomenta a cidadania e a diversidade cultural. Todo mundo produz cultura. Crie o seu Ponto de Cultura.

Reportagem: Iracema Almeida – Assessora de Comunicação PT/PB

PT Cast