Criação do Comitê Argentino em Solidariedade a Lula – 15 de fevereiro de 2018
.
Publicado em
Buenos Aires, 15 de fevereiro de 2018
Hoje foi criado o Comitê Argentino de Solidariedade a Lula com a presença do Deputado Federal Paulo Pimenta, líder da bancada da Câmara Federal do PT. Foi recebido no Congreso de la Nación pelo Deputado Agustín Rossi, presidente do bloco de deputados nacionais da Frente para Vitória – Partido Justicialista e o ex-Ministro da Defesa e um numero grupo de colegas parlamentares. Após, foi junto ao deputado do Parlasul Oscar Laborde e a Deputada Julia Perie à sede da Central de Trabalhadores Argentinos, onde os esperavam seu secretário-geral e atual deputado nacional, companheiro Hugo Yasky, com membros da direção da central sindical.
A reunião realizada na sede da CTA contou com a presença de dirigentes políticos e sociais que escutaram com atenção a exposição do deputado Pimenta explicando a difícil situação que vivem Lula e o povo brasileiro, seguida de uma conversa com os presentes e decidiu-se constituir o Comitê Argentino de Solidariedade a Lula e aprovaram a seguinte declaração:
Os membros abaixo assinados das organizações políticas e sociais da República Argentina reunidos na Cidade de Buenos Aires decidimos formar o Comitê de Solidariedade com o ex-Presidente da República Federativa do Brasil, o companheiro Luiz Inacio “LULA” da Silva, ante ao ataque judicial e midiático dos quais é vítima.
A ratificação e ampliação da condenação pelo Tribunal de segunda instância de Porto Alegre que, sem provas, o condenam tem uma gravidade inusitada e vão além da intenção injustificada e grosseira de proscrevê-lo.
Um setor importante do Poder Judiciário brasileiro se transformou em instrumento com objetivos políticos visando perseguir o Partido dos Trabalhadores, suas principais referências e particularmente o companheiro Lula para impedir sua candidatura nas próximas eleições e evitar que volte à presidência do país como preveem todas as pesquisas.
A sentença de primeira instância e sua revisão foram questionadas e rechaçadas por importantes juristas internacionais pela evidente falta de imparcialidade, pela falta de garantias do devido processo legal e por um processo baseado em preconceitos e carente de provas. Este julgamento coloca em questão a institucionalidade democrática do Brasil, o que afeta a estabilidade política do país e da região.
O golpe judicial contra a democracia brasileira expresso na ratificação da sentença de Lula é a continuação do golpe parlamentar perpetrado contra a presidenta Dilma Rousseff. Essas ações estão inscritas no papel desempenhado pelas elites políticas, grupos empresariais e os grandes meios de comunicação que persistem durante anos em uma ofensiva política, midiática e jurídica para retomar o controle das decisões políticas e econômicas no Brasil.
O objetivo é reverter os avanços nas questões sociais e na construção de uma sociedade mais justa e soberana. Não só congelaram os gastos sociais por 20 anos, como destruíram os direitos dos trabalhadores, pretendem acabar com os direitos em matéria de previdência social e as reservas de petróleo do PRESAL foram colocadas à disposição das grandes transnacionais e do capital financeiro internacional. É a ratificação de que uma parte da direita latino-americana, em acordo com os EUA, mais uma vez em nossa história, decidiu não respeitar os princípios democráticos, manipular a justiça e não respeitar a constituição.
Expressamos nossa decisão de defender, divulgar, promover e organizar ações que promovam a solidariedade e acompanhamento à sua candidatura. Denunciamos que um processo eleitoral que exclua o ex-presidente Lula, baseado em sentenças sem evidências e processos judiciais manipulados, será uma imensa fraude eleitoral por afetar a possibilidade de que o povo brasileiro possa expressar livremente sua vontade.
Assinam:
Os Deputados Nacionais: Hugo Yasky Secretário Geral CTA dos Argentinos, Daniel Filmus, Guillermo Carmona, Julia Perie, Cristina Britez (FPV), Araceli Ferreyra (Mov.Evita);
Jorge Taiana ex-chanceler da República Argentina e deputado da Parlasur; Amado Boudou, ex-vice-presidente da República Argentina; Carlos Tomada, ex-ministro do Trabalho e Legislador da Cidade de Buenos Aires; os Deputados do PARLASUR: Oscar Laborde, Gabriel Mariotto, Cecilia Marchan, Ana Maria Corradi, Fernanda Gil Lozano, Mario Metaza;
José Rossi Vice-Província de Bs As (La Campora); Pedro Andres Wasiejko, Eduardo Pereyra, Andrés Larisgoitia, Estela Diaz e Ariel Basteiro da Central de Trabajadores Argentinos; Francisco Cafiero PJ e vice-presidente COPPPAL; Deputado nacional da Alicia Castro – ex-embaixador na Venezuela e no Reino Unido; Daniel Catalano Secretário Geral A.T.E da cidade de Bs As (Associação dos Trabalhadores do Estado); Maria Higonet Senadora Nacional mc FPV; Carlos Raimundi Deputado nacional mc e Sec. Gral Partido Solidaridad e Igualdad; Jorge Rivas, vice-presidente nacional de socialismo para a vitória; Senadores da Província Bs. As mc Jorge Drkos (FT) e Eduardo Sigal (FG);
Marita Gonzalez CGT (Confederação Geral do Trabalho Argentino), Pablo Vilas -La campora; Alejandro Rusconi – Mov. Evite; Adolfo Aguirre – CTA Autonoma; Vanessa Siley e Walter Correa Deputados nacionais mc; Jorge Rachid Federal Workers Current; Carlos Lopez – Bloc Dip.Nacionales FPV-PJ; Mariano Ciafardini – Partido da Solidariedade; Andres Bercum e Emir Fares – Corriente Peronista Descamisados; Juan Marino – Partido Piquetero; Lucas Boyanovsky e Ariel Gianni -Partido Nuevo Encuentro; Fabian Curotto National Current Martin Fierro;
María Elena Naddeo Presidente APDH e Tete Piñero Sec. Internacional APDH (Assembléia Permanente para os Direitos Humanos); Marção Sequeira y e Osvaldo Peula – Partido Comunista; Daniel Siciliano – F.O.R.J.A; Jorge Cantor – Associação da Unidade de Nossa América; Mara Brawer – Corriente Nacional de la Militancia PJ Ciudad de Bs As ; Ana Maria Valentino – Movimiento OKTUBRES ; Manuel del Fabro – Frente Transversal ; Elsa Laborde y Silvia Valdez – IDEAL CTA ; Pascual Manganiello – Agrupación “Jorge Di Pascuale” ; Lourdes Rivadaneyra – Frente Patria Migrante ; Federico Lopardo – Mov. Patriotico Revolucionario Quebracho ; Manuel Alzina A.T.E CTA ; Rodolfo Casal -Espacio Popular ; Camilo Alvarez – Centro de Artes Batalla Cultural Vicente Lopez; Matyas Balogh Kovacs – Argentinos para la Victoria ; Irene Ascoli – COPPPAL; Luciana Moreno – Corriente Político y Social La Colectiva ; Adrián Salles y Laura Luque- Corriente Peronismo 26 de Julio ; Jose Weiss – IADEG ;Jose Fontaiña A.T.E Justicia ; Marcelo Ramirez e Ivonne Alves Garcia – ASIA TV ;Carlos Chirizola – A.U.N ; Edgardo Esteban ; Elina Malamud- Carta Abierta/Partido Popular ; Ana Carina Stieben – Casa Abierta Patriotas Latinoamericanos ; Fabián Waldman – FM La Patriada; siguen firmas