Dia Internacional contra Discriminação Racial

Há 59 anos no bairro Shaperville na cidade de Joanesburgo, África do Sul, houve o massacre onde milhares de pessoas marchavam contra a lei do passe que limitava o espaço de circulação dos negros sul africano.

O massacre de Shaperville assassinou 69 negros e negras e deixou mais de 180 feridos. Diante da brutal repressão a este protesto pacífico, a ONU instituiu esta data, como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Ainda hoje negros e negras na diáspora, vem marchando em luta pela liberdade e igualdade. No Brasil, principalmente após o golpe de 2016 que destituiu do poder uma Presidenta legitimamente eleita sem nenhuma constatação de crime, o APARTHEID, regime da segregação racial na África do Sul, vem se consolidando em nosso país. São hoje negros e negras que mais sofrem com o desemprego, e a desigualdade salarial principalmente as mulheres negras, que estão na parte inferior no tripé social, e ainda assim continuam carregando o país nas costas, submetidas a toda espécie de exploração e violência. Nossos jovens vêm sendo detidos e assassinados apenas por andarem juntos e quererem circular livremente pelas ruas, aumentando o genocídio da população negra que tira a cada 23 minutos a vida de um jovem negro.

Com o pacote “anticrime” do juiz fascista, racista, de plantão hoje no Ministério da “Justiça” legitima e incentiva a matança da população negra. A juventude negra, que só conhece a força repressora do Estado, é a que mais sofrerá com os impactos desse pacote.

Cotidianamente estamos sendo surpreendidos com a retirada de direitos, arduamente conquistado e o aumento do ódio e violência sobre a população negra.

A proposta da reforma da Previdência estabelecerá um novo APARTHEID, com retorno ao período escravocrata e impondo aos negros e negras os trabalhos mais precarizados, sem garantias de diretos trabalhistas e insegurança salarial.

Não esqueceremos os lutadores e lutadoras que deram suas vidas na luta por igualdade e liberdade e seguiremos marchando contra todo tipo de racismo opressão e fascismo

#LULA LIVRE

#MARIELE VIVE